LETRAMENTO CRÍTICO EM UMA ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA DO CAMPO
Palavras-chave:
letramento, linguagem, tecnologia, ensino de língua inglesa, educação no campoResumo
No presente trabalho, abordaremos o conceito de Letramento Crítico (LC) de Mattos e Valério (2010) e sua relevância para o ensino e aprendizagem de língua inglesa. Brevemente, discutiremos o conceito de “brechas” proposto por Duboc (2005) e como elas podem ser uma estratégia para que o professor possa proporcionar um ensino voltado a aguçar a criticidade dos estudantes, principalmente para que possam ser mais atuantes na comunidade em que vivem. Apresentaremos um plano de aula desenvolvido em uma escola do campo do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Tal atividade foi proposta como fechamento da disciplina “Novos Letramentos - Autores Brasileiros”, do programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que ocorreu no primeiro semestre de 2019, no qual teríamos que propor uma aula que pudesse ser aplicada na educação básica, com duração de 50 minutos, dentro da perspectiva do letramento crítico.
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo, SP: Parábola, 2003.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: Acesso em 04 out. 2019.
DUBOC, A. P. M. Letramento crítico nas brechas da sala de aula de línguas. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (Orgs.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 3 ed. Campinas: Pontes, 2017. p. 209-229.
JORGE, M. L. S. Línguas estrangeiras em evidência: formação de professores, justiça social e letramentos. In: DALACORTE, M. C. F.; REICHMANN, C. L.; ROMERO, T. R. S. (Orgs.). Construções identitárias de professores de línguas. São Paulo: Pontes, 2016, p. 121-136.
MATTOS, A. M. A.; VALERIO, K. M. Letramento crítico e ensino comunicativo: lacunas e interseções. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 135-158, 2010.
MICCOLI, L.Valorizar a disciplina de inglês e seu trabalho de professor. In: CUNHA, A.G ; MICCOLI, L. (Orgs). Faça a Diferença: ensinar línguas estrangeiras na educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p.14-36.
TAVARES, Kátia Cristina do Amaral/ FRANCO, Cláudio de Paiva. Way to Go!: Língua Estrangeira Moderna: Inglês: Ensino Médio. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Mauricio Teixeira Mendes, Natália Eliza Novais Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.