LINGUAGEM, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

MUDANÇA DE PARADIGMA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Authors

  • Elaine Martins dos Santos Silva UNIFRAN
  • Carlos Eduardo da Silva Ferreira Unesp
  • Renata Chrystina Bianchi de Barros UFU

Keywords:

linguagem, tecnologia, recurso educacional

Abstract

Este artigo apresenta um trabalho realizado no ano de 2020 que teve por objetivo refletir sobre a relação entre linguagem e tecnologia. Ele tem sua gênese no interior da disciplina “Linguagem, Tecnologia e Práticas Sociais", da Pós-graduação em Linguística da Universidade de Franca (Unifran), na qual se pôde discutir a tecnologia para além da sua tomada como recurso tecnológico. Ao final desta disciplina, foi pedido para que os estudantes-pesquisadores elaborassem um produto final que estivesse alinhado às discussões ali debatidas e configurado como uma tecnologia. Apresentaremos neste artigo um dos trabalhos desenvolvidos por um aluno que optou pela elaboração de um Podcast. Do modo como compreendemos, o Podcast elaborado pelo aluno resultou como lugar de produção de conhecimento, conseguindo articular debates sobre conteúdos propostos bem como sobre formas em que os conteúdos são elaborados, colocando em cena a superação do paradigma tecnicista da relação linguagem, tecnologia e ensino a partir de fundamentos discursivos. Desse modo, a produção de um Podcast como resultado final de uma disciplina mostrou-se produtivo e aliado dos processos de ensino e de aprendizagem.

Author Biographies

Elaine Martins dos Santos Silva, UNIFRAN

Mestranda em Linguística pela Universidade de Franca. Especialização em Bases Psicomotoras de Aprendizagem e seus Distúrbios pela UNIEDUCAR- CE (2020). Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de Franca (2013).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Cursou como aluna especial disciplinas na Pós-graduação na FCLAr-UNESP-ARARAQUARA no Programa de Linguística e Língua Portuguesa (linha de pesquisa/ADD - Análise Dialógica do Discurso-, com ênfase no Círculo de Bakhtin) no segundo semestre de 2014 e primeiro semestre de 2015, no primeiro semestre de 2018 cursou a disciplina Ensino/ Aprendizagem de Língua Materna. Participou do grupo de estudos Curso de Linguística Geral desde o segundo semestre de 2015 até o segundo semestre de 2018 na FCLAr-Unesp.

Carlos Eduardo da Silva Ferreira, Unesp

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa.

Renata Chrystina Bianchi de Barros, UFU

Formada em Fonoaudiologia e Pedagogia. Concluiu suas pesquisas em nível de mestrado e doutorado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e estágio pós-doutoral pelo Laboratório de Estudos Urbanos, também na UNICAMP. Tem experiência em docência e desenvolvimento de pesquisa e extensão no ensino superior - graduação e pós-graduação stricto sensu. Atualmente, é coordenadora do Convênio Internacional com o Instituto de Ortofonologia di Roma - IDO (Itália), e pesquisadora convidada do IDO-Brasil. Compõe o Comitê Científico da Fondazione M.I.T.E (Minori, Informazione, Tutela, Educazione), Tìvoli (RM, It). É autora do livro ?A singularidade da clínica fonoaudiológica?, publicado pela RG Editores (2012), além de organizadora de demais títulos como "Sociedade e Medicalização? (Campinas: Pontes, 2015) e "Sociedade e Diversidade" (Campinas: Pontes, 2016). É autora de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos. Desenvolve pesquisas que contam com a colaboração de pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino do Brasil e do Exterior. Foi Editora-chefe da Revista DisSoL - Discurso, Sociedade, Linguagem. Interessa-se pelo estudo da linguagem e a tecnologia, da linguagem em articulação com a educação e o ensino, pelo estudos dos processos de medicalização e patologização da educação e da vida.

References

BARROS, Renata Chrystina Bianchi de. Tecnologia e Educação: possibilidade de produção do conhecimento. REaD-Revista de Educação a Distância, v. 1, n. 1, p. 1-6, 2019.

FERREIRA, Carlos Eduardo da Silva. A questão de matemática: uma análise dialógica de provas do Enem (1998-2018). Tese de doutorado. Unesp-Araraquara, 2020. Disponível em: . Acesso em 14 jul. 2020.

ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; FERREIRA, Giselle Martins dos Santos. (Orgs.). Educação e tecnologia: parcerias. vol. 4 [livro eletrônico]. Rio de Janeiro: Editora Universidade Estácio de Sá, 2015. Disponível em: . Acesso em 15 jul. 2020.

SELWYN, Neil. Educação e tecnologia: questões críticas. In: FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; CARVALHO, Jaciara de Sá. Rio de Janeiro: SESES, 2017. p. 85-103. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf

SILVA, Elaine Martins dos Santos; BARROS, Renata Chrystina Bianchi de Barros. Linguagem e tecnologia: suspensão das evidências dos instrumentos. [livro eletrônico, ISBN 978-65-00-05073-8]. Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNIFRAN. Campinas, SP: Ed. dos Autores, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1va22BwFqJ3CIK7bbohvlFNh0eFM7aWvQ/view?usp=sharing

VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de tecnologia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

Published

2021-09-07

How to Cite

SILVA, E. M. dos S. .; FERREIRA, C. E. da S. .; BARROS, R. C. B. de . LINGUAGEM, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: MUDANÇA DE PARADIGMA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/865. Acesso em: 30 sep. 2024.

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.