MAPEAMENTO SOBRE A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO

ESTUDO DE CASO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CARANGOLA/MG

Authors

  • Lucas Borcard Cancela UEMG
  • Patrícia Aparacida Romeiro Campos Cancela UNIMES
  • Luciano Dias de Sousa UEMG
  • Daniel Rodrigues da Silva UEMG
  • Anna Theresa Carlos dos Santos UEMG

Keywords:

mapeamento, mineração de dados, estudo de caso, tecnologias, educação

Abstract

O presente estudo versa sobre a importância da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) na aprendizagem do aluno. O trabalho tem como objetivo geral: Mapear utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no âmbito escolar, um estudo de caso das escolas estaduais do município de Carangola em Minas Gerais. Portanto, a seguinte reflexão se faz necessária: as escolas têm utilizado as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas úteis para o ensino- aprendizado? Na busca por essa resposta, trabalhou-se metodologicamente com dados disponibilizados pela Superintendência Regional de Ensino de Carangola e os dados do Censo Escolar/INEP 2016, além da realização de visitas técnicas e aplicação de questionários, elaborados conforme o levantamento dos dados, para professores e alunos, com a finalidade de colher informações a respeito da utilização e eficácia desses recursos tecnológicos. Além de utilizar a técnica de mineração de dados através do software WEKA, com o intuito de obter respostas mais precisas. E também, com a pesquisa bibliográfica, baseadas nas contribuições de Gesser (2012), Scherer (2003), Kenski (2011), Valente (1997). Desta forma, o estudo justifica-se por proporcionar um mapeamento sobre a inserção das tecnologias da informação no ensino como ferramentas de ensino-aprendizagem nas escolas da cidade de Carangola.

Author Biographies

Lucas Borcard Cancela, UEMG

Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional pela Universidade Cândido Mendes. Com especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ (2011). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE (2005). Atualmente professor do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, ministrando várias disciplinas no curso. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Tecnologias Educacionais, Ensino a Distância, Redes de Computadores e Mineração de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, TICs, Interdisciplinaridade.

Patrícia Aparacida Romeiro Campos Cancela, UNIMES

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos

Luciano Dias de Sousa, UEMG

Mestre em Cognição e Linguagem; Docente na UEMG.

References

GESSER, V. Novas tecnologias e educação superior: Avanços, desdobramentos, Implicações e Limites para a qualidade da aprendizagem. Revista Iberoamericana, n. 16, p. 23-31, 2012;

KENSKI, V.M. O papel do Professor na Sociedade Digital. In: CASTRO, A. D. de, p.103 2001.

SCHERER, S. O papel do professor nos ambientes virtuais de aprendizagem. In: Congresso de Educação a Distância. CTAI-Senai, p. 270 2003.

VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Gráfica da UNICAMP, 1997.

Published

2021-09-07

How to Cite

CANCELA, L. B. .; CAMPOS CANCELA, P. A. R. .; SOUSA, L. D. de .; SILVA, D. R. da .; SANTOS, A. T. C. dos . MAPEAMENTO SOBRE A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO: ESTUDO DE CASO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CARANGOLA/MG. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/833. Acesso em: 30 sep. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>