A POESIA FEMINISTA DE RUPI KAUR

Authors

  • Luciano Dias de Sousa UEMG
  • Lucas Borcard Cancela UEMG
  • Flávio Aparecido de Almeida UEMG

Keywords:

Rupi Kaur, gênero, poesia, feminismo

Abstract

Historicamente, as mulheres se fazem presentes como protagonistas nos versos de diversos poemas e têm conquistado cada vez mais espaço afora das estrofes, traçando suas concepções e compartilhando suas convicções na autoria de diversas obras. Assim sendo, este estudo tem por objetivo analisar a obra da autora canadense Rupi Kaur, como forma de reflexão acerca de questões sobre o gênero na sociedade, tais como a sentimento feminino, desigualdade de gênero, a desconstrução de estereótipos e violência. A literatura de autoria feminina, suas representatividades e diálogos, a inserção do pensamento feminista na prática literária na interiorização da perspectiva feminista, dando voz às mulheres na luta pelo reconhecimento, direito e respeito. Os poetas com suas expressões emolduradas por intermédio das palavras compreendem a virtude de despertar nos legentes pensamentos críticos-reflexivos, possibilitando uma visão profusa e crítica do próprio ser e da sociedade.

Author Biographies

Luciano Dias de Sousa, UEMG

Mestre em Cognição e Linguagem; Docente na UEMG.

Lucas Borcard Cancela, UEMG

Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional pela Universidade Cândido Mendes. Com especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ (2011). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE (2005). Atualmente professor do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, ministrando várias disciplinas no curso. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Tecnologias Educacionais, Ensino a Distância, Redes de Computadores e Mineração de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, TICs, Interdisciplinaridade.

Flávio Aparecido de Almeida, UEMG

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2008), graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Faminas(2015), graduação em Filosofia pela Faculdade Entre Rios do Piauí(2015), graduação em Pedagogia pela Faculdade do Noroeste de Minas(2010), especialização em História do Brasil pela Universidade Candido Mendes(2012), especialização em Ensino Religioso pela Faculdade do Noroeste de Minas(2010), especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes(2016), especialização em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão pela Universidade Candido Mendes(2012), especialização em Neuropsicopedagogia pela Universidade Candido Mendes(2015), especialização em Neuropsicologia pela Universidade Candido Mendes(2016), especialização em Gestão em Saúde Mental pela Universidade Candido Mendes(2012), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Candido Mendes(2013), especialização em Gestão de Processos Educativos: Supervisão e Inspeção Escolar pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2009), especialização em Psicologia Social pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais(2017) e especialização em Ética e Filosofia Política pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais(2017). Atualmente é Psicólogo Clínico do Consultório de Psicologia, Psicólogo do Abrigo Institucional de Espera Feliz, Professor Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais, Professor Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais, Membro de comitê assessor do Núcleo de Pesquisa em Ensino e Tecnologia e Professor da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas:Ciências das Religiões; Psicologia da Religião, Subjetividade; Experiencia Religiosa, Coping religioso; Qualidade de vida.

References

ADICHIE, Chimmanda Ngozi. Para educar crianças feministas: um manifesto. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2017.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016, vol. I.

BERTH, Joice. O que é empoderamento? Belo Horizonte: Editora Letramento, 2018.

BUTLER, Judith P. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Trad.Renato Aguiar. 6º Ed. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2013.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Os Estudos Culturais. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3363368/mod_resource/content/1/estudos_culturais_ana.pdf. Acesso em: 30 de abril de 2020.

KAUR, Rupi. O que o sol faz com as flores. São Paulo: Editora Planeta, 2018.. Outros jeitos de usar a boca. São Paulo: Editora Planeta, 201

PAZ, Octavio. O arco e a lira. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2014.

PRIORE, Mary Del. História das Mulheres no Brasil. São Paulo, SP: Editora Contexto,2012.

ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira. A construção do feminino na literatura: representando a diferença. Disponível em: file:///C:/Users/Luciano/Downloads/459-Texto%20do%20artigo-1838-1-10-20160719%20(1).pdf. Acesso em: 30 de abril de 2020.

TEDESCHI, Losandro Antonio. Os desafios da escrita feminina na história das mulheres.Disponível em: ojs.ufgd.edu.br. Raído, Dourados, MS, v.10, n.21, jan./jun. 2016. Acesso em:30 de abril de 2020.

ZINANI, Cecil Jeanine Albert. Literatura e gênero: a construção da identidade feminina.Rio Grande do Sul: Editora Educs, 2013.

Published

2021-09-07

How to Cite

SOUSA, L. D. de .; CANCELA, L. B. .; ALMEIDA, F. A. de . A POESIA FEMINISTA DE RUPI KAUR. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/821. Acesso em: 30 sep. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>