ENSINO HÍBRIDO

PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES

Authors

Keywords:

ensino híbrido, ensino remoto, Educação Básica, pandemia, ensino-aprendizagem

Abstract

Nesta pesquisa nos propomos a discutir alguns aspectos relacionados a adoção da abordagem híbrida de ensino na Educação Básica. Para tanto, foi realizado um levantamento das pesquisas voltadas para a discussão do tema no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), o qual possibilitou a seleção de quatro trabalhos para compor nossas reflexões. O objetivo geral deste artigo é apresentar as principais características da abordagem híbrida de ensino, bem como seus diferentes modelos e, em segunda instância, contribuir com a prática docente no contexto da retomada das aulas presenciais no estado de Minas Gerais. A partir das análises feitas a partir das pesquisas dos diferentes autores que servem de fundamentação teórica neste artigo, e dos trabalhos que encontram-se presentes na revisão de literatura, foi possível concluir que, seja qual for a abordagem híbrida adotada na retomada das aulas presenciais, é importante que haja uma reflexão sobre as práticas de ensino e uma ressignificação dos papeis desempenhados pelos agentes escolares, posto que em perspectiva do modelo híbrido, o aluno precisa ser colocado em uma posição que favorece o desenvolvimento de sua autonomia na aquisição de conhecimentos.

 

Author Biographies

Ana Lucia do Carmo Narciso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Carangola. Possui mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GREPEM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Luciana do Carmo Narciso, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais, mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela Universidade Federal de Viçosa, membra efetiva do Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Cultural de Carangola e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua como Diretora de Patrimônio Histórico e Cultural de Carangola.

References

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Published

2021-11-24

How to Cite

NARCISO, A. L. do C.; NARCISO, L. do C. ENSINO HÍBRIDO: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/806. Acesso em: 30 sep. 2024.