SEMIÓTICA
linguagens e aplicações
Keywords:
Semiótica, linguagens, signosAbstract
A modalidade de Ensino à Distância nas últimas décadas vem sendo embasada em teorias de aprendizagens, ferramentas de comunicação e principalmente em ambientes virtuais fechados que utilizam uma simbologia própria para transmissão de informação. Para agregar valor a esse contexto, surgem os Moocs, que proporcionam a seus usuários maior autonomia de escolha do método quanto do conteúdo a ser estudado. Esses recursos informatizados possuem uma linguagem própria de comunicação que permeiam a oral, a escrita, a digital e a semiótica. Esta pesquisa tem por objetivo realizar uma coleta de dados sobre os aspectos das linguagens utilizadas na produção de Cadernos para Cursos Online e significação encontradas no cotidiano. Justifica-se na falta de estudos sobre o tema. A metodologia eleita foi à pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos e análise documental na Internet. Somos convidados então a imergir e conhecer novos símbolos e representações gráficas, que promovem as interações afetando não só a forma como a informação é transmitida, mas também na forma como é entendida e a partir da qual se constrói um novo conhecimento.
References
ANDERSON, T.; DRON, J. Three generations of distance education edagogy.International Review of Research in Open and Distance Learning, v. 12, n. 3, p. 80-97, 2011.
MEC. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. B823 Fundamentos e Práticas na EaD / Artemilson Alves de Lima, -- edição revisada e atualizada. – Cuiabá; Universidade Federal de Mato Grosso / Rede e-Tec Brasil, 2012.
BROSSO, R.VALENTE, N. Ele mentos da semiótica: comunicação verbal e alfabeto visual. Panorama, 1999.
FIDALGO, António; GRADIM, Anabela. Manual da Semiotíca. Biblioteca Online de Ciência da Comunicação (BOOC). ISSN: 1646-3137. 2005. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt . Acessado em: 12 de setembro de 2018.
GIBSON, J., J. (2013). The ecological approach to visual perception (p. 352). New York : Psychology Press.
NÖTH, Winfried. Panorama da semiótica: de Platão a Peirce. São Paulo: Annablume, 1995.
______. A Semiótica no século XX. São Paulo, Annablume, 1996.
PINCH T., J., & Bijker W., E. (1984). The social construction of facts and artefacts: Or how the sociology of science and the sociology of technology might benefit each other. Social studies of science, vol. 14, n°3 , pp. 399-441.
SHANNON C., & WEAVER, W. (1964). The Mathematical Theory of Communication (p. 125). University of Illinois Press.
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2023 Marcos Antônio Pereira Coelho, Pollylian Assis Madeira, Lucas Borcard Cancela, Luciano Dias da Silva, Marco Túlio M. Coelho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.