LITERATURA E MÍDIAS SOCIAS

IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Renato dos Santos Santana UFS
  • Caroline Lima dos Santos UFS

Palavras-chave:

educação, gêneros digitais, literatura, metodologia, tecnologia

Resumo

O avanço tecnológico ocasiona diversas modificações na sociedade e por conseguinte no domínio da língua e literatura, acarretando assim, reflexões e questionamentos acerca de como explorar essas esferas na educação. De tal forma, simultaneamente a essas ascensões, surge os textos digitais, denominados também como gêneros digitais, que circulam e propagam-se por intermédio da internet, que possibilita aos mesmos a obtenção de novas características ao texto e consequentemente ao leitor. À vista a esses fatores, esse artigo propõe-se a discutir sobre como essas questões influenciam o processo de ensino-aprendizagem de literatura, assim como a relevância que a inserção de gêneros digitais pode beneficiar nas práticas metodológicas exercidas pelos professores do século XXI.

Biografia do Autor

Renato dos Santos Santana, UFS

Graduando do 7º período do curso de Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Sergipe, pesquisador da Iniciação Científica na área de Linguística Aplicada, onde desenvolve pesquisas acerca de formação de professores, ética, jogos e gêneros digitais. Além da pesquisa científica, o aluno é bolsista no programa de Residência pedagógica da instituição supracitada alocado ao núcleo de Língua Inglesa.

Caroline Lima dos Santos, UFS

Graduanda em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Sergipe, Monitora de Língua Inglesa em projeto voluntário vinculado ao Rotaract Club Distrito 4391. É bolsista da Iniciação Científica, em que pesquisa na área de Leitura Crítica e campos das práticas político-cidadãs. Também atuou como bolsista na Iniciação Científica na área de Gêneros Digitais em aulas de Literatura e foi voluntária no Programa de Iniciação à Docência, núcleo de Inglês.

Referências

AMARILHA, Marly. A multimodalidade na formação do leitor contemporâneo. Anais da 62ª Reunião Anual da SBPC - Natal, RN - Julho/2010. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/mesas_redondas/MR%20Marly%20Amarilha.pdf. Acesso em: 25 jul. 2020.

CARNEIRO, Jéssica de Souza. Os gêneros textuais digitais no ensino/aprendizagem da webliteratura: o caso dos weblogs. ENTRELETRAS, Araguaína/TO, v. 3, n. 1, p. 243-253, jan./Jul. 2012 (ISSN 2179-3948 – online).

DE BRITO, Francisca Francione Vieira; SAMPAIO, Maria Lucia Pessoa.Gênero digital: a multimodalidade ressignificando o ler/escrever. Signo, v. 38, n. 64, p. 293-309, 2013. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwihyfmngNXqAhWSILkGHUiuBO0QFjABegQIAhAB&url=https%3A%2F%2Fonline.unisc.br%2Fseer%2Findex.php%2Fsigno%2Farticle%2Fdownload%2F3456%2F2570&usg=AOvVaw0QPzNgR2ESB9XCC4Jgcato. Acesso em: 8 jul. 2020.

MASCUSCHI, L. A. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

TAVARES, Kátia C. A. Usos da Internet no ensino-aprendizagem de leitura: sugestões de portos e rotas para o professor-navegador. In: TAVARES, Kátia C.A., Sílvia B. A. Et al. Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro, 2011. p.132-150.

TAVARES, Kátia C., COSTA, Sílvia B. A. B., FRANCO, C. P. Ensino de leitura na era digital: conexões entre teoria e prática. In: TAVARES, Kátia C.A., Sílvia B. A. Et al. Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro, 2011. p.6-11

Downloads

Publicado

2021-09-07

Como Citar

SANTANA, R. dos S.; SANTOS, C. L. dos. LITERATURA E MÍDIAS SOCIAS: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/898. Acesso em: 30 set. 2024.