GRUPO TEXTO LIVRE

15 ANOS DE HISTÓRIA E INCENTIVO À EDUCAÇÃO LIBERTADORA

Autores

Palavras-chave:

ciência aberta, cultura livre, educação libertadora, Grupo Texto Livre, software livre

Resumo

Pretende-se aqui apresentar um breve relato sobre o papel da Cultura Livre e da Ciência Aberta na história do Grupo Texto Livre (TL) que tem desde o seu nascimento em 2006 buscado inserir em suas atividades as práticas da educação libertadora já almejada por Paulo Freire. O Texto Livre acredita na educação transformadora e a Cultura Livre, escopo que permeia a filosofia do grupo, toma como base quatro princípios fundamentais: 1) a colaboratividade – o trabalho em equipe faz com que todos cresçam de forma igualitária, como afirma Matte (2018, p. 208), “Acontece que o trabalho em grupo tende a enriquecer o processo, tanto pelas discussões temáticas quanto pela necessidade de engajamento e busca criativa por soluções”; 2) o compartilhamento – associa-se ao primeiro princípio de modo que o conhecimento compartilhado favorece a todos; 3) uso de software livre – permite ao usuário liberdade para executar, mudar e redistribuir, e essas funções são fundamentais para o trabalho colaborativo e para o compartilhamento de saberes; 4) o respeito à diversidade – esse princípio sustenta todos os anteriores, pois sem respeito à diversidade e individualidade não promove o crescimento coletivo. Esses princípios são notados em toda a estrutura do grupo, desde os seus eventos acadêmicos, pesquisas e cursos, até a Revista Texto Livre. Além dos princípios citados, é importante destacar o papel dos textolivrenses: o grupo conta com membros cadastrados no CNPq que desenvolvem pesquisas nas diferentes linhas como, linguagem, tecnologia, semiótica, REA, formação de professores, entre outras, e também com colaboradores que contribuem externos por acreditarem na proposta do TL como agente multiplicador do conhecimento, pois as atividades desenvolvidas só acontecem em virtude voluntária dessas pessoas, como menciona Matte (2018, p. 30): “Hoje, o Grupo Texto Livre é um grupo agricultor de saberes, formado por pessoas que não hesitam em sujar as mãos na terra do conhecimento para multiplicar e distribuir esses grãos valiosos.” O TL organiza três eventos acadêmicos, o STIS, o CILTec – Online e o UEaDSL – todos eles produzidos com software livre (plataforma Moodle e plataforma OJS para hospedagem dos Anais e Revista), mantém uma editora composta pela Revista Texto Livre e a Coleção Texto Livre: Pensemeando o mundo, além das ações desenvolvidas, o TL também desenvolve softwares livres para “gerenciamento de eventos online, desenvolvimento de aplicações online para ensino de línguas e desenvolvimento de softwares para pesquisa científica na área de linguística e educação, principalmente” (GRUPO TEXTO LIVRE, s/a, s/p). Considera-se aqui, que em seus 15 anos de atuação, o Texto Livre é prova viva de que é possível promover o incentivo à produção e compartilhamento do conhecimento por meio da Cultura Livre e da Ciência Aberta. Para conhecer mais sobre o Grupo Texto Livre, acesse a página: https://eventos.textolivre.org/moodle/.

Biografia do Autor

Elaine Teixeira da Silva, Grupo Texto Livre, UFMG

Mestranda em Linguística Aplicada pela UFMG, Especialista em Ensino de Língua Espanhola pela UCAM e licenciada em Letras Português/Espanhol pela UniFSJ. É integrante do Grupo Texto Livre e do projeto REALPTL, ambos da UFMG. Suas pesquisas relacionam-se com Linguagem e Tecnologia, Recursos Educacionais Abertos, Softwares Livres/Abertos e Gêneros Digitais.

Referências

GRUPO TEXTO LIVRE. Fábrica de software livre. Disponível em: https://eventos.textolivre.org/moodle/course/view.php?id=14#section-2. Acesso em: 12 ago. 2021.

MATTE, Ana Cristina Fricke. Sementes de Educação Aberta e Cultura Livre. Coleção Texto Livre: Pensemeando o Mundo. Tomo I. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.

Downloads

Publicado

2021-11-24

Como Citar

TEIXEIRA DA SILVA, E. GRUPO TEXTO LIVRE: 15 ANOS DE HISTÓRIA E INCENTIVO À EDUCAÇÃO LIBERTADORA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/971. Acesso em: 30 set. 2024.