ÁRVORE DOS SONHOS
UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA – METODOLOGIA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
resíduos sólidos, sensibilização ambiental, atividade prática, ensino a distância, meio ambienteResumo
A atividade prática é de suma importância para que o aluno possa compreender como se aplica o conteúdo apresentado em sala de aula. O cenário do Ensino a distância (EaD) obstaculiza a realização deste tipo de atividades, entretanto, não deve ser razão para que seja esquecida ao perpassar do curso. Somado ao EaD a conjuntura do ensino e aprendizagem enfrentam dificuldades decorrentes da pandemia do Covid-19, que em consequência da imposição do distanciamento social mudou a realidade e a rotina da população mundial. Neste
contexto, esse trabalho objetivou desenvolver uma atividade prática com alunos do curso de Gestão Ambiental na circunstância do EaD e da pandemia. Para isso, utilizou-se de uma metodologia ativa capaz de tornar o aluno protagonista do conhecimento, bem como potencializar a disseminação do conhecimento em grupo. Através de aplicativo de mensagens os alunos receberam imagens editáveis com questionamentos a respeito do cenário dos resíduos sólidos em tempos de pandemia. No total foram três arquivos, levantando a discussão sobre
quais os problemas, os obstáculos e quais as possíveis soluções. As imagens foram preenchidas de forma simultânea pelos alunos, o que proporcionou um compartilhamento de ideias. Dentre os resultados foi observado que, segundo os alunos, o quadro da pandemia agravou a geração do resíduo sólido doméstico, evidenciou a insuficiência de políticas públicas e apontou que a solução está na Educação Ambiental (EA). A interação entre o público-alvo proporcionou um maior engajamento, motivação e participação, mostrando que mesmo durante a pandemia é possível fazer a EA acontecer, atendendo os princípios de continuidade, permanência e transversalidade.
Referências
ARAÚJO, Elaine Cristina dos Santos; SILVA, Viviane Farias. A gestão de resíduos sólidos em época de pandemia do Covid-19. GeoGraphos [En línea]. Alicante: Grupo Interdiscipli nario de Estudios Críticos y de América Latina (GIECRYAL) de la Universidad de Alicante, 2 de agosto de 2020, vol. 11, nº 129 p. 192-215.
KAMPF, G.; TODF, D.; PFAENDER, S.; STEINMANN, E. Persistenc of Coronaviruses on Inanimate Surfaces and Their Inactivation with Biocidal Agents. Journal of Hospital Infec tion, 2020, vol.104, pp. 246-251.
QUEIROZ, B. O. et al.; A árvore da vida como instrumento e Educação Ambiental. In: FONSECA, R. A.; LIMA, K. L. Reflexões e práticas sobre educação ambiental. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. 132p.
PEREIRA, Clarisy Cristina et al. Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumen- tos à Educação Ambiental. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambien- tal, v. 30, n. 2, p. 86-106, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Ronald Assis Fonseca, Clélio Rodrigo Paiva Rafael, Núbia Cristina Geraldo dos Santos, Esterfferson Victor Ferreira Silva, Staiger Iamonai Fagundes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.