CONDENADOS À ESCRITA

ESPECIFICIDADES DE RESENHAS CRÍTICAS PRODUZIDAS POR UM GRUPO DE RECUPERANDOS DA APACJANUÁRIA/MG

Autores

Palavras-chave:

gênero discursivo, apropriação, remição pela leitura, resenha crítica, sistema penal

Resumo

O presente trabalho pretende analisar a apropriação do gênero textual resenha crítica por 16 recuperandos da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado - APAC de Januária / MG, que participaram, voluntariamente, de um projeto de extensão realizado pelo IFNMG – Campus Januária, entre maio e dezembro de 2019. Elaborado na esteira da Recomendação CNJ nº 44/2013, o projeto buscou incentivar e colaborar na leitura de obras literárias e, especialmente, na produção de resenhas críticas, gênero discursivo exigido pelo sistema prisional mineiro para que se obtenha a redução dos dias de prisão. Encerradas as oficinas, os
textos produzidos foram analisados à luz dos estudos de Barros (2011), Assis (2016) e Ribeiro e Rocha (2019), entre outros. Assim, nas produções escritas foram observadas algumas especificidades que destoam das características estipuladas como “típicas” para o modelo de resenha estabelecido pelas normativas legais, como o emprego da 1ª pessoa do singular, uso de marcadores argumentativos que reforçam a identidade dos autores e a subversão da estrutura textual, fenômenos que, embora distanciem tais produções do padrão esperado, demonstram como os recuperandos se apropriaram da resenha para registrar não apenas a avaliação crítica de uma obra, mas também para expressar sua mundividência, contextualizando a obra lida com a condição de prisioneiro, realizando o exercício catártico que a leitura e a escrita proporcionam. 

 

Referências

Referências:

ASSIS, Juliana Alves. Relações dialógicas no ensino da escrita: papéis e efeitos da correção de textos no processo de apropriação de gêneros do discurso. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; BICALHO, Delaine Cafiero; CARNIN, Anderson. (Orgs.). Formação de professores e ensino de língua portuguesa. Campinas, SP: Mercado de Letras, p. 227-257, 2016.

BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais. Raído, Dourados, v. 5, n. 9, p. 127-145, nov. 2011. ISSN 1984-4018. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/797 . Acesso em: 10 jul. 2020.

CNJ - CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Recomendação nº 44/2013, de 26 de novembro de 2013. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/1907 Acesso em: 01 jul. 2020.

CUNHA, Gustavo Ximenes. Estudo das propriedades linguísticas e discursivas do gênero resenha acadêmica. Revista Docência do Ensino Superior, v. 5, n. 2, p. 183-210, 2015.

DEPEN – DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias / atualização junho de 2017. Brasília: Ministério da Justiça e Segurança Pública, DEPEN, 2019, 87 p. Disponível em: http://depen.gov.br/DEPEN/depen/sisdepen/infopen/relatoriossinteticos/infopen-jun-2017- rev-12072019-0721.pdf Acesso em: 10 mar. 2021.

FBAC - FRATERNIDADE BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS. Relatório sobre as APACSs. Disponível em: http://www.fbac.org.br/infoapac/relatoriogeral.php Acesso em: 29 jul. 2020.

MELO, José Marques de. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.

MINAS GERAIS. Resolução Conjunta SEDS/TJMG nº 204, de 08 de Agosto de 2016. Belo Horizonte – MG. Disponível em: http://www.tjmg.jus.br/data/files/5B/30/9E/42/D443B510F6A902B5480808A8/RESOLUCAO-SEDS-TJMG-204-2016%20_1_.pdf. Acesso em: 01 jul. 2020.

RIBEIRO, Maria L. da Costa; ROCHA, Maria do Rosário C. Olhando pelo avesso: reflexões sobre a remição pela leitura e a escolarização nas prisões brasileiras. In: SANTOS, Fernanda Marsaro dos; et. al. (orgs.) Educação nas Prisões. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. E-book. Não paginado.

TORRES, Eli Narciso da Silva. Prisão, educação e remição de pena no Brasil. Paco e Littera, 2020. E-book. Não paginado.

Outras obras consultadas:

ERTZOGUE, Marina Haizenreder. Silenciar os inocentes: medidas punitivas para a recuperação de menores em estabelecimentos disciplinares mantidos pelo estado (1945-1964). Revista Brasileira de História, [S.L.], v. 19, n. 37, p. 157-176, set. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/BL4WdvPkScXYvDqVRM4n9mw/?lang=pt&format=html. Acesso em: 10 set. 2021.

MARCUSCHI, Beth. O texto escolar: um olhar sobre sua avaliação. In: MARCUSCHI, Beth; SUASSUNA, Lívia (Orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Downloads

Publicado

2021-11-24

Como Citar

PIMENTA JÚNIOR, P. B. CONDENADOS À ESCRITA: ESPECIFICIDADES DE RESENHAS CRÍTICAS PRODUZIDAS POR UM GRUPO DE RECUPERANDOS DA APACJANUÁRIA/MG. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/946. Acesso em: 30 set. 2024.