A REVERBERAÇÃO DA HASHTAG NO CONTEXTO TECNODISCURSIVO
Palavras-chave:
hashtag;, discurso;, tecnodiscurso, discurso digital, publicidadeResumo
Neste artigo, temos como objetivo evidenciar o uso da hashtag #RESTARTIDEIAS como prática tecnodiscursiva, que possibilita a construção de um fio discursivo direcionado a interdiscursos presentes na sociedade, como o machismo e o feminismo. Nosso corpus é constituído das duas primeiras peças da campanha publicitária “Restart”, desenvolvida pela WmcCann para a Chevrolet Tracker, e divulgadas em agosto de 2021. Para tanto, será mobilizado um aparato teórico e metodológico com vistas aos estudos da Análise do Discurso Digital, de Marie-Anne Paveau (2021), em que as hashtags são compreendidas com tecnopalavras, carregadas tanto de um aspecto linguageiro como de um tecnológico, com características específicas desses dois meios. A partir da articulação entre os fundamentos teóricos e as reflexões resultantes da análise, destacamos o potencial discursivo das hashtags no que concerne à designação e identificação de posicionamentos ideológicos bem como sua validade no aspecto historiográfico, a partir das categorias de análise apresentadas por Paveau (2021) elencadas para discussão neste estudo, a saber: marcação, rastreabilidade e redocumentação.
Referências
#ADONASOUEU: Tracker destaca machismo estrutural em campanha. 2021. Disponível em: https://propmark.com.br/anunciantes/adonasoueu-tracker-destaca-machismo-estrutural-em-campanha/. Acesso em: 06 set. 2021.
ALZAMORA, Geane Carvalho; BICALHO, Luciana Andrade Gomes. A representação do Impeachment Day mediada por hashtags no Twitter e no Facebook: semiose em redes híbridas. Interin, Paraná, v. 21, n. 2, p. 100-121, 2016. Disponível em: https://seer.utp.br/index.php/i/article/view/467. Acesso em: 06 set. 2021.
BARONAS, Roberto Leiser; ARAUJO, Lígia Mara Boin Menossi de. #Mariellepresente: é preciso inocular a luta da memória contra o esquecimento nas mídias. Estudos Semióticos, [S.L.], v. 15, n. 1, p. 18-30, 19 ago. 2019. Universidade de São Paulo, Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA). Acesso em: 06 set. 2021.
Chevrolet debate os papéis das mulheres e incentiva o empoderamento feminino. 2021. Disponível em: https://abramark.com.br/destaques-1/chevrolet-tracker-restart/. Acesso em: 06 set. 2021.
O que é "tbt"? Entenda uma das expressões mais buscadas pelo brasileiro. 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/04/23/o-que-e-tbt.htm. Acesso em: 06 set. 2021.
PAVEAU, Marie-Anne. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas. 1 ed.- Campinas, SP: Pontes Editora, 2021.
PETTERLE, A.; MALETTA, B. Poderosas consumidoras: o que quer e pensa a nova mulher brasileira. Rio de Janeiro: Rede de Mulheres, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Natália Silva Giarola de Resende, Vivian Pinto Riolo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.