LINHAS CURVAS EM DANÇA
ANDANÇAS POÉTICAS NA PAMPULHA
Palavras-chave:
linguagem, dança, semiótica, cultura livreResumo
O objetivo deste artigo é compartilhar parte do processo de criação em dança e vídeodança sobre as obras mais marcantes de Oscar Niemeyer localizadas na Pampulha, um dos pontos turísticos mais importante de Belo Horizonte em Minas Gerais, a partir do diálogo entre a teoria da semiótica Greimasiana e a teoria sobre espaço e expressão visual de Fayga Ostrower. A metodologia utilizada é a experimentação do corpo em dança pelos espaços e edificações delimitadas: a casa construída para Juscelino Kubistchek; a Casa do Baile; a Igrejinha da Pampulha e o Museu de Arte Moderna. Os sentidos encarnados são tratados e investigados como realidades semiotizadas enquanto a análise do e para o movimento está fundamentada em Rudolf Laban. No processo e nos resultados tanto do trabalho coreografado presencialmente, como na videodança produzida, o corpo e a arquitetura da cidade se fundem em sentidos vários, sempre emanando e nos provocando. A cultura livre e o ambiente do ciberespaço são dois dos nossos pontos de encontro.
Referências
DINIZ, Isabel Cristina Vieira Coimbra. Nos passos da semiótica: um diálogo entre a dança e a escola e Paris. Curitiba: Appris, 2018.
___________. A dança nas linhas curvas de Oscar Niemeyer: a Pampulha no contexto. In.: CHAVES, Elisângela; Côrtes, Gustavo (Org.). Dança: educação, lazer e arte. Belo Horizonte: Utopika, 2019. Pag. 203.
FLOCH, Jean-Marie. Petites mytologies de l’oeil et de de l’esprit : por une semiotique plastique. Paris/Amsterdam : Hadés/Benjamin, 1985.
GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Rio de Janeiro: Vozes, 1975.
LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
NIEMEYER, Oscar. As curvas do tempo: as memórias de Oscar Niemeyer. Londres: Phaidon, 2000.
OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
VIDEODANÇA. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: . Acesso em: 10 de out. 2019. Verbete da Enciclopédia.
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/instituicao15556/museu-de-arte-da-pampulha-belo-horizonte-mg Acesso em 27/02/2019.
https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/oscarniemeyer/2012/12/06/internas_oscar_niemeyer,334958/linhas-curvas-de-niemeyer-sao-expressao-da-cultura-brasileira.shtml. Acesso em 18/11/2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.