O ENSINO MERAMENTE CLASSIFICATÓRIO DE GRAMÁTICA

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UM MINICURSO DE SINTAXE À LUZ DA GT

Autores

  • Jeander Cristian da Silva Silva UFMG

Palavras-chave:

minicurso, sintaxe, gramática tradicional, ensino meramente classificatório

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar a proposta de implementação de um minicurso on-line de sintaxe da língua portuguesa à luz da Gramática Tradicional dentro do Apoio Pedagógico da Fale/UFMG e os resultados obtidos com o primeiro encontro desse minicurso. Esse minicurso foi oferecido entre os meses de maio e agosto de 2020, por meio da plataforma Google Classroom, e as atividades práticas foram elaboradas mediante recursos do Google Forms. Um dos objetivos da primeira atividade era, a partir da perspectiva de Antunes (2003), promover uma autorreflexão nos participantes sobre as suas experiências como alunos da disciplina de português durante a educação básica. Os resultados obtidos mostram que alguns desses participantes se veem na situação exposta pela autora, ou seja, o ensino de português tem se dado numa perspectiva nomeadora e classificatória.

Biografia do Autor

Jeander Cristian da Silva Silva, UFMG

Doutorando em Estudos Linguísticos pelo POSLIN / UFMG. Mestre em Estudos Linguísticos pelo POSLIN / UFMG (2021), tendo como tema de pesquisa a Toponímia. Estagiário-docente pelo PIFD (Programa de Incentivo à Formação Docente) no Apoio Pedagógico ao Núcleo Comum da FALE / UFMG, ministrando os seguintes cursos: Sintaxe, Semântica e Gramática Tradicional: Morfossintaxe do Português. Seus interesses de pesquisa são: Léxico, Variação e Mudança Linguística, Terminologia, Toponímia, Ensino de Português.

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

COLEGIADO "Graduação em Letras - Faculdade de Letras/UFMG". Projeto Apoio Pedagógico. Apresenta os objetivos do projeto e informações sobre os seus minicursos. Disponível em: . Acesso em: 11 ago. 2020.

YOUTUBE. Canal de videoaulas do curso de Sintaxe, na perspectiva da Gramática Tradicional. Maio 2020. Disponível em: Acesso em: 11 ago. 2020

Downloads

Publicado

2021-09-07

Como Citar

SILVA, J. C. da S. O ENSINO MERAMENTE CLASSIFICATÓRIO DE GRAMÁTICA: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UM MINICURSO DE SINTAXE À LUZ DA GT. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/899. Acesso em: 30 set. 2024.