NARRATIVA DE APRENDIZAGEM DE TECNOLOGIA DIGITAL

POSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS A PARTIR DE MEMÓRIAS

Autores

  • Vanessa Tiburtino IFES - campus Nova Venécia

Palavras-chave:

narrativa, tecnologia, aprendizagens

Resumo

Contar histórias faz parte da vida humana. A narrativa propicia a investigação das maneiras diversas como o sujeito reflete suas experiências vividas. Neste sentido, este trabalho configura-se numa narrativa sobre experiências de aprendizagem de tecnologia digital da autora. Além de narrar a história voltada a esse foco, busca-se entender, por meio de análise qualitativa, os sentimentos que permearam todo o percurso, os obstáculos, as satisfações, os meios de superar as dificuldades, num processo de conhecimento e autorreconhecimento. Neste intuito, este estudo baseia-se em Barkhuizen, Benson e Chik (2014) para analisar motivações, emoções e características que os percursos de aprendizagens podem envolver. Todos esses aspectos reforçam as dimensões (culturais, políticas, educacionais e sociais) que se entrelaçam numa narrativa, fazendo desta um instrumento para se pensar novas perspectivas e práticas em pesquisas.

Biografia do Autor

Vanessa Tiburtino, IFES - campus Nova Venécia

Licenciada em Letras - Português/Inglês pela Multivix Nova Venécia. Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Mestranda em Ensino na Educação Básica - Ufes/CEUNES. Experiência docente o ensino de Língua inglesa. Atualmente, sou servidora do setor pedagógico do Ifes campus Nova Venécia.

Referências

BARKHUIZEN, Gary; BENSON, Phil; CHIK, Alice. Narrative inquiry in language teaching and learning research. New York: Routledge, 2014.

CONNELLY, M.; CLANDININ, J.. Stories of Experience and Narrative Inquiry. Educational Researcher, Washington, v. 19, n. 5, p. 2-14, 1990.

CZARNIAWSKA, Barbara. The uses of narrative in organization research. Göteborg University. 2000. Disponível em: https://gupea.ub.gu.se/bitstream/2077/2997/1/GRI-rapport-2000-5.pdf. Acesso em: 13 abr. 2019.

FERREIRA, Daniela Elisa Duarte. Experiências de aprendizagem no contexto on-line: Narrativas de estudantes do projeto Ingrede. Dissertação (Mestrado). 125 p. Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.

GALVÃO, Cecília. Narrativas em educação. Revista Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.

Downloads

Publicado

2021-09-07

Como Citar

TIBURTINO, V. . NARRATIVA DE APRENDIZAGEM DE TECNOLOGIA DIGITAL: POSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS A PARTIR DE MEMÓRIAS. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/883. Acesso em: 30 set. 2024.