PROJETO CONTEXTO

UM OLHAR EXTENSIONISTA PARA O ENSINO REMOTO NA PANDEMIA

Autores

  • Adrielly Clara Enriques Dias IFMG - Campus Ouro Branco
  • Sabrina Vieira de Oliveira Martins IFMG-campus Ouro Branco
  • Filipe Emanuel da Silva Henriques UFJF
  • Adilson Ribeiro de Oliveira IFMG-campus Ouro Branco
  • Ana Paula Mendes Alves de Carvalho IFMG-campus Ouro Branco

Palavras-chave:

ensino remoto, pandemia, redação, Enem

Resumo

Este artigo tem como objetivo expor as contribuições que o Projeto “ConTEXTO: Oficina de Leitura e Produção de Textos” vem trazendo para o ensino remoto no cenário da pandemia de Covid-19, abordando também algumas ações do Projeto que tiveram de ser repensadas, já que eram realizadas presencialmente, assim como atividades que, antes mesmo de a pandemia ser declarada, já eram ofertadas de forma virtual, como o website utilizado para o envio e correção de redações. O trabalho também apresenta, de forma quali-quantitativa, as origens de participantes contemplados nessa ação extensionista e a justificativa para elas, haja vista que muitos estudantes (ou quase todos) tiveram as suas aulas presenciais suspensas. Nesse quadro, portanto, o Projeto vem buscando ações visando ao ensino remoto e, diante disso, a equipe tem se reunido constantemente para promover novas alternativas, a fim de que nenhuma atividade deixe de ser realizada e que nenhum participante fique sem orientação.

Biografia do Autor

Adrielly Clara Enriques Dias, IFMG - Campus Ouro Branco

Estudante do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio no IFMG - CAMPUS Ouro Branco. Membro do Projeto de extensão "ConTEXTO: Oficina de Leitura e Produção de Textos", do IFMG - Campus Ouro Branco

Sabrina Vieira de Oliveira Martins, IFMG-campus Ouro Branco

Estudante de Licenciatura em Pedagogia no IFMG/Ouro Branco, 7º período. Bolsista (PIBEX) do Projeto ConTEXTO: Oficina de leitura e produção de textos.

Filipe Emanuel da Silva Henriques, UFJF

É graduando em Letras na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Adilson Ribeiro de Oliveira, IFMG-campus Ouro Branco

Professor do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Branco). Doutor em Letras (PUC Minas), mestre em Pedagogia Profissional (ISPETP-Cuba), graduado em Letras (UNIFEG).

Ana Paula Mendes Alves de Carvalho, IFMG-campus Ouro Branco

Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - FALE/UFMG; Possui mestrado em Estudos Linguísticos pela UFMG (2008), especialização em Língua Portuguesa pela PUC-Minas (2006). Atualmente é professora do efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG - Campus Ouro Branco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, suas literaturas e Redação. É membro do Grupo Mineiro de Estudos do Léxico que, nas perspectivas sincrônica e diacrônica, tem desenvolvido pesquisa sobre o léxico do português brasileiro, com ênfase em lexicologia, lexicografia e toponímia, levando-se em conta a relação língua, cultura e sociedade.

Referências

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2019: cartilha do participante. Brasília, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2019/redacao_enem2019_cartilha_participante.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Outros documentos. Brasília, 2020. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/enem-outros-documentos Acesso em: 10 ago. 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Portaria nº 109, de 27 de maio de 2009: Estabelece a sistemática para realização do Exame Nacional do Ensino Médio no exercício de 2009. Brasília (DF): Diário Oficial da União, de 28 de maio de 2009.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resultados Enem 2019. Brasília, 2020. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2019/apresentacao_resultados_enem_2019.pdf. Acesso em: 14 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. A redação no ENEM 2013: guia do participante. Brasília: INEP, 2013. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2013/guia_participante_redacao_enem_2013.pdf. Acesso em 29 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Manual de capacitação para avaliação das redações ENEM 2013. Brasília: CESPE/INEP, 2013. Disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/exclusivo-veja-guia-dos-corretores-de-redacao-do-enem-2013-9904350. Acesso em: 29 jan. 2020.

CONTEXTO DO ENEM. ConTEXTO do ENEM: Projeto de Extensão – IFMG campus Ouro Branco. Disponível em: http://contextodoenem.ourobranco.ifmg.edu.br>. Acesso em: 08 ago. 2020.

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Publicado

2021-09-07

Como Citar

DIAS, A. C. E. .; MARTINS, S. V. de O. .; HENRIQUES, F. E. da S. .; OLIVEIRA, A. R. de .; CARVALHO, A. P. M. A. de . PROJETO CONTEXTO: UM OLHAR EXTENSIONISTA PARA O ENSINO REMOTO NA PANDEMIA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/877. Acesso em: 30 set. 2024.