EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE DOCENTES GRADUADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Gildásio Antônio Fernandes UFVJM
  • Atanásio Mykonios UFVJM

Palavras-chave:

educação superior, universidade pública, interiorização, UFVJM, Vale do Jequitinhonha

Resumo

Este artigo aborda parte de uma pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Humanas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM. Pretende-se averiguar a contribuição da UFVJM na formação e atuação de docentes da educação básica estadual na região do Vale do Jequitinhonha no período de 2013 a 2020, privilegiando a cidade de Itamarandiba para o estudo. A pesquisa compreende duas etapas, inicialmente será realizada revisão de literatura e análise documental e depois pesquisa de campo, em que serão submetidos questionários a fim de identificar a atuação dos egressos dos referidos cursos como docentes na educação básica da rede estadual da cidade de Itamarandiba - MG. Neste artigo, com revisão de literatura, discute-se a proposta de expansão e interiorização da educação superior no Brasil no período de 2003 a 2010; a região do Vale do Jequitinhonha e a UFVJM, assim os reflexos desta proposta para esta instituição; a expansão da educação superior e evolução do número de docentes graduados na educação básica. Após o ano de 2003 houve a expansão e interiorização das universidades federais de ensino e da educação superior. Identifica-se também um aumento significativo de docentes graduados em licenciaturas atuando na educação básica brasileira. Na etapa seguinte da pesquisa pretende-se identificar o percentual de egressos dos cursos de licenciatura da UFVJM, que são de Itamarandiba e a inserção destes egressos na carreira de docente da educação básica da rede estadual de ensino na referida cidade.

Biografia do Autor

Gildásio Antônio Fernandes, UFVJM

Mestrando do Programa Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGCH) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Possui Graduação em Administração com MBA Executivo em Negócios Financeiros

Referências

CARDOSO, P. G. Público e privado na educação superior: uma análise da homeopática contrarreforma universitária no Brasil (1995-2010). 263 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, 2011. Disponível em:

<http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/90096/cardoso_pg_me_rcla.pdf?sequence =1>. Acesso em: 22, out. 2020.

CARVALHO, K.L. Licenciatura em educação do campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: Um estudo sobre o acesso e permanência. 216 f. Dissertação de mestrado-Programa de Pós Graduação interdisciplinar em Estudos Rurais-UFVJM, 2018.GATTI, B. A. , SA BARRETTO, E. S., AFONSO DE ANDRÉ, M. E. D., ALMEIDA, P. C. A. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

Disponível em: <https://www.fcc.org.br/fcc/wpcontent/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf>. Acesso em 22 out. 2020.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, Censo Demográfico. 2010. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/imprensa/ppts/00000011363712202012375418902674.pdf>. Acesso em: 22 out. 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIOTEIXEIRA. Resumo Técnico : Censo da Educação Básica 2018. Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019. 66 p. : il.

NASCIMENTO, F. dos S. Expansão e Interiorização das Universidades Federais: uma análise do processo de implementação do Campus do Litoral Norte da Universidade Federal da Paraíba. 148 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação

em Administração, Universidade Federal da Paraíba, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2015v8n1p45. Acesso em: 22 out. 2020.

SERVILHA, M. M. As relações de trocas materiais e simbólicas no Mercado Municipal de Araçuaí – MG. 166 p. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural). Programa de pós Graduação em Extensão Rural- Universidade Federal de Viçosa. Viçosa MG, 2008.

SOARES, J. B. Análise dos impactos do REUNI na percepção da comunidade universitária dos campi regional de Montes Claros/MG (UFMG) e regional de Diamantina/MG (UFVJM). 227 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação,

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI-UFVJM. Portal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: História. 2018. Disponível em: < http://www.ufvjm.edu.br/dicom/jornal-da-ufvjm/doc_download/1 >. Acesso em: 22 out. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI-UFVJM. Faculdade Interdisciplinar em Humanidades. Licenciatura em Geogragia: Projeto Político Pedagógico. Diamantina, setembro de 2018. 169 p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI-UFVJM. Faculdade Interdisciplinar em Humanidades. Pedagogia: Projeto Político Pedagógico. Diamantina, setembro de 2018. 171 p

Downloads

Publicado

2021-09-07

Como Citar

FERNANDES, G. A. .; MYKONIOS, A. . EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE DOCENTES GRADUADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/860. Acesso em: 30 set. 2024.