CRÍTICA À ESTRUTURA ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL BRASILEIRA A PARTIR DE EMMANUEL LEVINAS
Palavras-chave:
outro, rosto, responsabilidade, fraternidade, éticaResumo
O presente artigo procura, em um primeiro momento, constatar e apontar as principais contradições das estruturas socioeconômica e política do Brasil, e suas contribuições para o agravamento da crise social. Percebe-se que a relação Estado-interesses econômicos assume o protagonismo na alienação do homem e na formação de desigualdades. Em um segundo momento, como alternativa crítica a esse cenário, a filosofia da alteridade, a partir de Emmanuel Levinas, é trazida como possibilidade e embasamento para a proposição de uma sociedade estruturada na responsabilidade para com o outro e na alteridade, o que requer, necessariamente, a desconstrução do primado dos valores capitalistas.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo Parasitário. Tradução: Eliana Aguiar. Rio de Janeiro-RJ. Jorge Zahar Editor Ltda. 2010.
CAMILO, Carlos Eduardo Nicoletti. A teoria da alteridade jurídica: em busca do conceito de Direito em Emmanuel Lévinas. São Paulo-SP. Editora Perspectiva S.A. 2016.
CARRARA, Ozanan Vicente. Lévinas: do sujeito ético ao sujeito político: elementos para pensar a política outramente. São Paulo-SP. Editora Ideias e Letras. 2010.
CNJ registra pelo menos 812 mil presos no país; 41,5% não têm condenação. G1, Brasília, 17 de julho de 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/07/17/cnjregistrapelo-menos-812-mil-presos-no-pais-415percent-nao-tem-condenacao.ghtml.
DERRIDA, Jacques. Adeus a Emmanuel Lévinas. Tradução: Fábio Landa. São Paulo-SP. Editora Perspectiva. 2015.
IBGE aponta aumento da extrema pobreza no país. Estado de Minas, Belo Horizonte, 05 de dezembro de 2018. Disponível em:
LEPARGNEUR, Hubert; MARTINS, Rogério Jolins. Introdução a Lévinas: pensar a ética no século XXI. São Paulo-SP. Editora Paulus. 2014
LÉVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Tradução: Pergentino Stefano Pivatto (coord.), Evaldo Antônio Kuiava, José Nedel, Luiz Pedro Wagner, Marcelo Luiz Pelizoli. Petrópolis-RJ. Editora Vozes. 2004.
______. Ética e Infinito. Tradução: João Gama. Lisboa-Portugal. Edições 70. 1982.
______. Novas interpretações talmúdicas. Tradução: Marcos de Castro. Rio de Janeiro-RJ. Editora Civilização Brasileira. 2002.
______. Totalidade e Infinito. Tradução: José Pinto Ribeiro. Lisboa - Portugal. Edições 70.
______. Violência do Rosto. Tradução: Fernando Soares Moreira. São Paulo-SP. Edições Loyola. 2014.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Tradução: Jesus Ranieri. São Paulo. Boitempo Editorial. 2004.
MARX; ENGELS. Ideologia alemã. Tradução: Luis Cláudio de Castro e Costa. São Paulo. Martins Fontes. 2001.
PIKETTY, Thomas. Brasil tem maior concentração de renda do mundo entre o 1% mais rico. El Pais, São Paulo, 14 de dezembro de 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/12/13/internacional/1513193348_895757.html.
RIBEIRO JÚNIOR, Nilo. Sabedoria da paz: ética e teo-lógica em Emmanuel Lévinas. São Paulo-SP. Editora Loyola. 2008.
______. Sabedoria de amar: a ética no itinerário de Emmanuel Lévinas. São Paulo-SP. Editora Loyola. 2005.
SUSIN, Luiz Carlos. O homem messiânico: uma introdução ao pensamento de Emmanuel Lévinas. Porto Alegre-RS. Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes. 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Lucas da Silva Gontijo, Atanásio Mykonios

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.