O USO DO EMOJI NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM CONVERSAS DO WHATSAPP

Autores

  • Rian Lucas da Silva IFPB
  • Neilson Alves de Medeiros IFPB

Palavras-chave:

emojis, linguagem digital, whatsapp

Resumo

Graças ao advento das tecnologias e, consequentemente, à disseminação da internet, os indivíduos adquiriram novos meios para se comunicar e tornar a interação no discurso mais prática e ágil. Desse modo, este artigo objetiva discutir como ocorrem as múltiplas construções semânticas por meio do uso dos emojis em conversas informais no aplicativo whatsapp, ao conceber esses recursos como construtores de um discurso passível de interpretação e rico em significados. Entende-se que a utilização desses ícones se forma mediante uma progressão sintática de ideias que, em primeiro plano, encontra-se implícita, mas que, ao analisar cada emoji, é possível inferir múltiplas significações. O uso desses emojis, portanto, implica (re)conhecer uma linguagem moderna que ocorre, principalmente, no meio digital e que colabora ao colocar os usuários como letrados frente a esses recursos, colaborando significativamente para a construção de uma linguagem digital e para uma construção crítica e social dos indivíduos. Como fundamentação teórica para o desenvolvimento desse trabalho, destacam-se os trabalhos recentes de Gaviolli (2016), Moro (2016), Paiva (2016) e Tenório (2018).

Biografia do Autor

Rian Lucas da Silva, IFPB

Discente no curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Desenvolve artigos científicos na área da Literatura Brasileira com temáticas voltadas ao racismo, feminismo, homoerotismo, entre outras. Além disso, é escritor de textos (poemas, contos e crônicas) dentre os quais alguns já foram, inclusive, publicados em revistas ("Ecos da palavra" e "LiteraLivre"). No momento, dedica-se à produção de poemas autorais no blog @me-conte, pela rede social "Tumblr".

Neilson Alves de Medeiros, IFPB

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do IFPB/campus João Pessoa. Atua no Curso de Licenciatura em Letras do IFPB. Líder do Núcleo de Estudos sobre Letramentos, Oralidade e Gêneros Discursivos (NELOG). Tem interesse pelos estudos relacionados à oralidade, aos multiletramentos e ao ensino de língua portuguesa.

Referências

GAVIOLLI, Fabiana Moreira. O Uso dos Emojis por meio do WhatsApp nas Relações de Trabalho. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional (Impresso), v. 20, p. 247-, 2016.

MORO, Gláucio Henrique Matsushita. Emoticons, emojis e ícones como modelo de comunicação e linguagem: relações culturais e tecnológicas. Revista de Estudos da Comunicação, v. 17, n. 43, 2016.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. A linguagem dos emojis. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 55, n. 2, p. 379-401, agosto de 2016. Disponível em &lng=en&nrm=iso>. acesso em 01 de julho de 2020. https://doi.org/10.1590/010318134955176321.

TENÓRIO, Albertina Maria de Melo. O uso dos emojis na construção de sentido do discurso multimodal. Linguatec, v. 3, n. 6, p. 123-139, 2018. Disponível em: . Aceso em 5 jul 2020.

Downloads

Publicado

2021-09-07

Como Citar

SILVA, R. L. da .; MEDEIROS, N. A. de . O USO DO EMOJI NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM CONVERSAS DO WHATSAPP. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/825. Acesso em: 30 set. 2024.