EDUCAÇÃO INFANTIL E A ABORDAGEM DO TEMA CORONAVÍRUS
PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NO RETORNO ESCOLAR
Palavras-chave:
educação infantil, ciências, COVID-19, perguntas-crianças, aprendizagens socioemocionaisResumo
Este trabalho tem como objetivo geral apresentar achados decorrentes de um espaço de formação virtual e interventiva envolvendo docentes, bem como uma ação com crianças. Em ambas as ações buscou-se dialogar sobre questões relacionadas a pandemia da COVID19, sendo elas atreladas a aspectos socioemocionais (no caso dos docentes) e de caráter preventivo, sanitário e de higiene (no caso das crianças). O viés metodológico dessa pesquisa é de abordagem qualitativa (GOLDENBERG, 1997), de natureza aplicada e do tipo Pesquisa-ação (TRIPP, 2005). Com a referida proposta foi possível aguçar uma escuta para as narrações das crianças e docentes, afinando um corpo presente e atento para com suas noções quanto ao coronavírus e questões socioemocionais, com vistas a produzir possibilidades de exploração pedagógica, educacional e acolhedora.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base, 2018.
BRASIL. Guia de orientações acolher vidas para fortalecer emoções e criar estratégias pós-pandemia – covid-19. Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2020.
CRUZ, S. H. V.; MARTINS, C. A.; CRUZ, R. C. de A. A educação infantil e demandas postas pela pandemia: intersetorialidade, identidade e condições para o retorno às atividades presenciais. Zero-a-Seis, v. 23, n. Especial, p. 147-174, jan./jan., Florianópolis, 2021.
CRUZ, M. M. Meu nome é coronavírus, 2020. Disponível em: https://catve.com/arquivos/15840192955e6a375f71bfd.pdf. Acesso em: 28 abr. 2021.
DALMASO, A. C.; OLIVEIRA, M. O.; CORRÊA, G. C. (2018). Pergunta-criança: uma estratégia de aprender (e ensinar) Ciências. Revista Tempos e Espaços em Educação, 11(25), 213-226, 2018.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. Tradução: Suely Rolnik. São Paulo: 34, 1997
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Paola Just, Fernanda Monteiro Rigue, Alice Copetti Dalmaso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.