SALVE OS ANIMAIS

proposta de jogo educativo

Autores

  • Luis Filipe Grael Tinós Universidade de São Paulo
  • Vinicius Santos Andrade UNISAGRADO https://orcid.org/0000-0002-0096-1886
  • Paula Poiet Sampedro Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

jogos sérios, jogos digitais, tecnologia, educação

Resumo

O presente artigo propõe a criação de um jogo sério educativo em plataforma digital 3D motivada pela importância do combate à caça de animais. Seu foco é no ensino da preservação ambiental por meio do conhecimento de espécies de animais e sua discussão se alicerça na estratégia de uma atividade pedagógica especial (Libâneo, 1994) que rompe com as atividades tradicionais em sala de aula. O trabalho aponta a criação do protótipo do jogo, que tem como público-alvo
crianças de 6 a 8 anos, observando suas possíveis necessidades e facilidades, enquanto usuários finais. Para sua construção foi utilizada a plataforma Unity e linguagem de programação C#, os comandos são reduzidos para facilitar o uso e melhorar a experiência do aluno. O jogo é em primeira pessoa (onde a câmera simula os olhos do jogador) e os elementos do cenário são modelos lowpoly (isto é, utilizou-se um conjunto reduzido de faces geométricas para modelagem dos ambientes, objetos e personagens), o que facilita sua execução mesmo em computadores menos robustos. Como resultado da pesquisa é apresentado uma primeira versão do jogo e são discutidas as implicações e escolhas feitas durante sua criação, concluindo que o protótipo está pronto para ser testado com usuários finais.

Referências

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Publicado

2023-11-24

Como Citar

GRAEL TINÓS, L. F.; SANTOS ANDRADE, V.; POIET SAMPEDRO, P. SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1128. Acesso em: 30 set. 2024.