DO FEITO AO EFEITO-AUTOR

autoria na cultura digital

Autores

  • Paula Daniele Pavan Faculdades João Paulo II - Campus Porto Alegre

Palavras-chave:

autoria, cultura digital, Análise do Discurso

Resumo

Este trabalho é parte de minha Tese de Doutorado e ocupa-se do funcionamento da autoria na cultura digital sob uma perspectiva discursiva. Para tanto, estabeleço como ponto de partida a relação entre interpretação, autoria e apropriação tecnológica, levando em conta que o processo de apropriação tecnológica faz parte da ascensão autoral, isto é, considera-se não apenas o que o sujeito diz na rede, mas o modo como se apropria das ferramentas oferecidas pelo computador e pela internet para fazê-lo, colocando em jogo, em maior ou menor nível, a conservação e a movimentação dos sentidos. A fim de observar esse processo, tomo como corpus de análise recortes de dois sites indígenas que se constituem como Pontos de Cultura no âmbito da Ação Cultura Digital do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura: o blog Ponto de Cultura Maloca Digital e o portal Índios Online. Através desses recortes torna-se possível observar a autoria enquanto simulacro (feito-autor) e autoria enquanto acontecimento (efeito-autor). Por um lado, uma autoria que não chega à historicização do dizer, pois não produz os efeitos de único, de novo e singular; e, por outro, uma autoria que leva à desestabilização dos sentidos até então produzidos, isto é, que produz na e pela rede da internet sentidos-outros.

Referências

Blog Ponto de Cultura Maloca Digital. Disponível em: <http://pcmalocadigital.blogspot.com.br/>. Acesso em 10 mai. 2016.

FOUCAULT, Michel. [1969] O que é um autor? In: ______. O que é um autor? 3. ed. [S.I.], Portugal: Vega, 1992. p. 29-87.

GALLO, Solange Maria Leda. Autoria: questão enunciativa ou discursiva? Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v.1, n.2, p. 61-70, jan-jun/2001.

______. Como o texto se produz: uma perspectiva discursiva. Blumenau: Nova Letra, 2008.

HENGE, Gláucia da Silva. Feitos e efeitos discursivos no processo tradutório do literário: uma discussão sobre o fazer tradutório da obra Pride and Prejudice de Jane Austen. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.

MITTMANN, Solange. Movimentos sociais no ciberespaço: o cruzamento de duas ordens discursivas. In: RIBEIRO, Ana Elisa et al. (Orgs.). Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Petrópolis, 2010. p. 91-102.

_______. Apresentação: Princípios fundamentais e questões (não tão) particulares sobre autoria. In: MITTMANN, Solange. (Org.). A autoria na disputa pelos sentidos. Porto Alegre: Instituto de Letras/UFRGS, 2016, v. 1. p. 7-11.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

PAVAN, Paula Daniele. A cultura digital como acontecimento: movimentos na rede dos sentidos. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017. Portal Índios Online. Disponível em: <http://www.indiosonline.net/>. Acesso em 18 mai. 2016.

Publicado

2023-05-16

Como Citar

PAVAN, P. D. DO FEITO AO EFEITO-AUTOR: autoria na cultura digital. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1084. Acesso em: 30 set. 2024.