CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

a importância da leitura

Autores

  • Flávio Aparecido de Almeida UEMG
  • Herman Fialho Fumiã UEMG
  • Luciane da Silva Oliveira UEMG
  • Mileane Andrade Azevedo UEMG
  • Wilian Romualdo Vaz de Souza Leal UEMG

Palavras-chave:

literatura, matemática, ensino-aprendizagem

Resumo

O estudo tem a intenção de apresentar algumas possibilidades de relacionar a literatura com o ensino da Matemática. Partindo do princípio que devemos sempre buscar alternativas sobre os aspectos que cercam o ensino-aprendizagem e práticas em sala de aula. A ideia é tentar aliar duas disciplinas para produção de conhecimento e melhoria da prática em sala de aula na tentativa de romper a visão disciplinar frequentemente verificada na prática pedagógica tradicional. Neste âmbito, o presente estudo tem como objetivo apontar possibilidades de utilização do texto literário no contexto da prática pedagógica dos educadores de Matemática, contribuindo, assim, com a contextualização dos estudos matemáticos e o desenvolvimento do hábito de leitura de estudantes na escola.

Referências

BLOG Almanaque Cultura Brasileiro. Poemas matemáticos. Disponível em: http://almanaquenilomoraes.blogspot.com.br/2014/04/poemas-matematicos.html. Acesso em: 20 de fevereiro de 2018.

GONÇALVES FILHO, Antenor Antônio. Educação e Literatura. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2000.

MELLO, Guiomar Namo de. Políticas públicas de educação. Estud. av.vol.5no.13 São Paulo Sept./Dec.1991. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000300002. Acesso em 28 de outubro de 2017.

ROEDEL, Tatiana. A Importância da Leitura e da Literatura no Ensino da Matemática. Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2016. Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd1_tatiana_roedel.pdf. Acesso em: 15 de fevereiro de 2018.

SILVA, Luciana Marinho Fernandes da. Literatura e Sociedade: da teoria do reflexo à construção discursiva de identidades sociais. Graphos Revista da Pós-Graduação em Letras - UFPB João Pessoa, Vol 7. N. 2/1, 2005 – p. 141-146. Disponível em: periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/download/9455/5108. Acesso em: 28 de outubro de 2017.

MENEZES, Luís. Matemática, Literatura & Aulas. Disponível em: http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/Nova%20pasta/_EM115_pp67-

_4f1d94c118b47_H.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2018.

Publicado

2023-05-16

Como Citar

ALMEIDA , F. A. de; FUMIÃ, H. F.; OLIVEIRA, L. da S.; AZEVEDO, M. A.; LEAL, W. R. V. de S. CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: a importância da leitura. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1063. Acesso em: 30 set. 2024.