O TRABALHO COM A ESCRITA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

UMA PROPOSTA DIDÁTICA ATRAVÉS DO GÊNERO CONTO

Autores/as

Palabras clave:

escrita, conto, gênero, sequência didática, ensino remoto

Resumen

Muito se tem discutido acerca da escrita em sala de aula e por mais que a discussão seja recorrente, ela não se esgota, especialmente com as novas demandas do mundo atual. Deste modo, fundamentados em Antunes (2016), abordaremos as necessidades emergentes do contexto atual afetado pela pandemia e faremos um levantamento das competências em escrita que auxiliarão a prática pedagógica docente no ensino remoto. Ainda baseando-nos na Base Nacional Comum Curricular- BNCC (2017) e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa do Estado de Pernambuco (2012) discorreremos sobre o eixo da escrita e, por fim, trataremos do estudo do gênero conto inspirando-nos na sequência didática (DOLZ e SCHNEUWLY, 2004). Tais as referências servirão de aparato para alcançarmos nosso objetivo geral que consiste em desenvolver uma proposta de atividade de cunho remoto inspirada na sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004), envolvendo o trabalho com a escrita em sala de aula e contribuindo para o ensino na modalidade virtual.

Citas

ANTUNES, Irandé. Práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências em escrita. In__ Ensino de Produção Textual. São Paulo: Contexto, 2016.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC/SEB, 2017.

DOLZ, J; NOVERRAZ, M; SCHNEUWLY, B. Sequências Didáticas para o Oral e a Escrita: Apresentação de um Procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Maria V. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2010. PERNAMBUCO, Governo do Estado. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Juiz de Fora: CAED, 2012

LETRA, Ligado na. [S. l. s. n], 2021. 1 vídeo (1:54 min.). Publicado pelo canal Ligado na Letra. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=rwh6vQz35Ig. Acesso em 09-09-2021.

Publicado

2021-11-24

Cómo citar

LIMA, P. O TRABALHO COM A ESCRITA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA ATRAVÉS DO GÊNERO CONTO. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/964. Acesso em: 30 sep. 2024.