VIDEOCONFERÊNCIA NO ENSINO DE ASTRONOMIA

A VISÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores/as

  • Adriana Oliveira Bernardes UFRJ

Palabras clave:

web 2.0 na educação, videoconferência no ensino de astronomia, educação em turmas de EJA

Resumen

Trabalhar em turmas de Educação de Jovens e Adultos exige preparo e disposição do professor, sobretudo para quem trabalha nas áreas de ciências, com disciplinas como: Química, Física e Biologia, onde as dificuldades são maiores. O objetivo deste artigo é apresentar a visão de alunos de Educação de Jovens e Adultos de atividades desenvolvidas no ensino de Astronomia, no qual se utiliza como recurso as videoconferências. O trabalho foi feito numa turma com 25 alunos, de ambos os sexos, que cursavam o NEJA II na rede estadual do Rio de Janeiro. Foi então aplicado após a realização de uma videoconferência questionário no qual os alunos respondiam as seguintes perguntas: Antes de participar da videoconferência realizada na disciplina Física, você já sabia o que vinha a ser uma videoconferência? Você gostou de participar da atividade? Em relação ao que você aprendeu, você considera que foi: pouco, regular ou muito? Qual o tema abordado pelo conferencista que mais lhe interessou? Você participou com alguma pergunta ao conferencista? Se não participou com uma pergunta, gostaria de ter participado? Com a participação na atividade seu interesse em Astronomia: aumentou, diminui ou continuou o mesmo? Com os resultados obtidos, observamos então que o recurso se mostra apropriado ao trabalho em turmas de Educação de Jovens e Adultos podendo estimular seu interesse e colaborando com seu aprendizado.

Biografía del autor/a

Adriana Oliveira Bernardes, UFRJ

Formada em Física pela UFJF, mestre em Ensino de Ciências pela UENF e doutanda em Ensino de Física pela UFRJ.

Citas

ALMEIDA, Rodrigo L. Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: contextualizando de uma forma significativa o estudo da eletricidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física. 104 p.

BERNARDES, A. O. Observação do céu aliada à utilização do software Stellarium no Ensino de Astronomia em turmas de educação de jovens e adultos (EJA). Relea (Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia), n. 10, 2010.

__________________. Utilização do Skype no Ensino de Astronomia: Uma experiência realizada em colégio público estadual do Rio de Janeiro. Disponível em:< www.editorarealize.com.br/revistas/conapesc/trabalhos/TRABALHO_EV107_MD1_SA24_ID1699_04062018231213.pdf> Acessado em: 29/09/2019.

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução. Brasília: MEC/CNE, 2001.

DAMINELI, Augusto. Fascínio do universo. Rio de Janeiro: Odysseus, 2010.

KRUMMENAUER, Wilson L., COSTA, Sayonara S. C. SILVEIRA, Fernando L. UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE FÍSICA CONTEXTUALIZADAPARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Rev. Ensaio | Belo Horizonte | v.12 | n.02 | p.69-82 | mai-ago | 2010.

LEITE, B.S, LEÃO, M.B. A Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem no ensino de ciências. Disponível em: http://www.tise.cl/2009/tise_2009/pdf/10.pdf . Acessado em 03/06/2018.

MARCONI. M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999.

MOYSÉS, Gerson L. R, MOORI, Roberto G. Coleta de Dados para a Pesquisa Acadêmica: Um estudo sobre a Elaboração, a Validação e Aplicação Eletrônica do Questionário. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Disponível em: http://abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR660483_9457.pdf > Acessado em 15/07/2019.

PRIMO, A. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. Disponível em: http://www.ufrgs.br/limc/PDFs/web2.pdf . Acessado em 02/06/2018.

SANTANNA, Estevão P. Uma proposta dialógica para o ensino deAstronomia e Física para alunos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos de Vitória a partir de uma problematização do tema“meteoros” . Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. Disponível em:. Acessado em: 29/09/2019.

Publicado

2021-09-09

Cómo citar

BERNARDES, A. O. . VIDEOCONFERÊNCIA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: A VISÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/929. Acesso em: 30 sep. 2024.