SCRATCH

POSSIBILIDADES DE USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Eliana Alice Brochado UNIFAL
  • Gabriel Gerber Hornink UNIFAL

Palabras clave:

scratch, narrativas digitais, teorias socioculturais

Resumen

As tecnologias digitais educacionais têm estado presentes na vida de professores e alunos. No entanto, como recurso pedagógico, em sala de aula, aparece com pouca frequência. Com base nessas informações, desenvolvemos um Estudo de Caso (EC) exploratório e descritivo, de natureza aplicada, com abordagem mista, objetivando compreender como os alunos se apropriavam de Narrativas Digitais (ND) ao usarem uma linguagem de programação lúdica chamada Scratch. Para a produção dos dados, valemo-nos da técnica de observação participante com anotações em Jornal de Pesquisa, elaboramos um teste (Teste dos estados emocionais - TEE), analisamos qualitativa e quantitativamente as produções em si, que foram elaboradas por alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental em aulas de Língua Portuguesa. Nossas reflexões basearam-se nos princípios das teorias socioculturais de aprendizagem, mais especificamente de Wertsch (1993, 1999), criador da Teoria da Ação Mediada (TAM), e dos estudiosos do letramento, Barton e Hamilton (2004) e Street (2014). Os resultados apontam que o Scratch, visto como uma ferramental cultural, pode favorecer o processo de apropriação de ND e, com isso, facilitar o trânsito do aluno por diferentes esferas letradas de poder.

Biografía del autor/a

Eliana Alice Brochado, UNIFAL

Mestra em Educação pela UNIFAL-MG (2019), pós-graduada em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela UFF (2011) e graduada em Letras (2001) e Pedagogia (2009). Professora de Português da rede estadual paulista desde 2002.

Gabriel Gerber Hornink, UNIFAL

Possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003), licenciatura em Ciências Biológicas pela Unicamp (2006), especialização em gestão ambiental pela Unicamp (2006), mestrado em Biologia Funcional e Molecular (área Bioquímica, subárea Ensino) (2006) e doutorado em Ciências (2010), ambos pela Unicamp, na área de tecnologias educacionais. Tem experiência na área de formação de professores para o uso de Informática no ensino e no desenvolvimento e avaliação de tecnologias digitais educacionais, par ao ensino presencial e a distância. Atua como editor-adjunto da Revista de Ensino de Bioquímica (www.bioquimica.org.br) e revisor de diversas revistas da área de ensino. Atualmente está como professor de Bioquímica, Ciência da cerveja e de Tecnologias Educacionais na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e desenvolve atividades no grupo de pesquisa Inovações Tecnológicas no Ensino (líder). Atua também como professor no programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado).

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Publicado

2021-09-09

Cómo citar

BROCHADO, E. A. .; HORNINK, G. G. . SCRATCH: POSSIBILIDADES DE USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/927. Acesso em: 30 sep. 2024.