PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS
CONSIDERAÇÕES DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Palabras clave:
práticas pedagógicas, inovação, educação profissional e tecnológicaResumen
O presente artigo objetiva refletir acerca de práticas pedagógicas inovadoras aplicadas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e que privilegiam o processo de ensino e aprendizagem. Os procedimentos metodológicos do estudo são bibliográficos baseados em autores que estudam a temática e da apresentação das “vivências na prática”. Narra-se a partir de um relato de experiência o uso de práticas pedagógicas inovadoras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão, no componente curricular de Engenharia de Software, do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). A partir da apresentação da experiência, percebeu-se que há vantagens de aplicar práticas inovadoras em sala de aula, de modo a colaborar com os processos de ensino e aprendizagem na EPT. A guisa da conclusão demonstra a relevância de projetos inovadores dentro do âmbito escolar para sustentar novas práticas pedagógicas significativas voltadas aos estudantes partícipes no processo de construção da aprendizagem.
Citas
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2015.
CASTAMAN, A. S.; VIEIRA; J. A.; PASQUALLI, R. Inovações na sala de aula da educação profissional e tecnológica: revendo posições e tendências. In: SOUZA, F. C. S.; NUNES, A. O. Temas em educação profissional e tecnológica. Campos dos Goytacazes, RJ: Essentia,
p. 99-114.
DE BORTOLI, L. A. Plano de Ensino da Unidade Curricular de Engenharia do Software. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão. 2019. Mimeo.
DETERDING, S. et al. From game design elements to gamefulness: Defining “Gamification”. Proceedings of the 15th Conference on Envisioning Future Media Environments - MindTrek ’11. New York, USA: ACM Press, 2011.
HARRES, J. B. S.; LIMA, V. M. R.; DELORD, G. C. C.; SUSA, C. I. C.; MARTINEZ.; R. I. P. Constituição e Prática de Professores Inovadores: Um Estudo de Caso. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v20/1983-2117-epec-20-e2679.pdf Acesso em
Set. 2019.
IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão. 2014. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Disponível em http://www.sertao.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/20154713116670ppc_ads-2014.pdf Acesso em: 20 fev. 2019.
KAPP, K. M. The Gamification of Learning and Instruction: Game methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.
RIBEIRO, M. L.; MUSSI; A. A.; FARIAS; I. M. S. Práticas Pedagógicas Inovadoras no Contexto da Educação Superior. 2014. Disponível em:
http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro4/26.%20PR%C3%81TICAS%20PEDAG%C3%93GICAS%20INOVADORAS.pdf. Acesso em: 26 set. 2019.7
RONCA, P. A. C.; TERZI, C. do A. A Aula Operatória e a Construção do Conhecimento. São Paulo: Editora do Instituto Esplan, 1995.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. São Paulo: Autores Associados, 1995.
VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de Didática. 2. Ed. Campinas: Papirus, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 Ana Sara Castaman, Angélica Tommasini, Lis Ângela de Bortoli, Márcio Luis Vieira, Daniela Hoffmann

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.