PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS

CONSIDERAÇÕES DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores/as

  • Ana Sara Castaman IFRS - Campus Sertão
  • Angélica Tommasini IFRS - Campus Sertão
  • Lis Ângela de Bortoli IFRS - Campus Sertão
  • Márcio Luis Vieira IFRS - Campus Sertão
  • Daniela Hoffmann Pref. Municipal de Getúlio Vargas

Palabras clave:

práticas pedagógicas, inovação, educação profissional e tecnológica

Resumen

O presente artigo objetiva refletir acerca de práticas pedagógicas inovadoras aplicadas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e que privilegiam o processo de ensino e aprendizagem. Os procedimentos metodológicos do estudo são bibliográficos baseados em autores que estudam a temática e da apresentação das “vivências na prática”. Narra-se a partir de um relato de experiência o uso de práticas pedagógicas inovadoras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão, no componente curricular de Engenharia de Software, do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). A partir da apresentação da experiência, percebeu-se que há vantagens de aplicar práticas inovadoras em sala de aula, de modo a colaborar com os processos de ensino e aprendizagem na EPT. A guisa da conclusão demonstra a relevância de projetos inovadores dentro do âmbito escolar para sustentar novas práticas pedagógicas significativas voltadas aos estudantes partícipes no processo de construção da aprendizagem.

Biografía del autor/a

Ana Sara Castaman, IFRS - Campus Sertão

Graduada em Pedagogia e Psicologia; Mestrado em Educação nas Ciências; Doutorado em Educação.

Angélica Tommasini, IFRS - Campus Sertão

Especialista em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos (2017). Assistente Social graduada pela Universidade de Passo Fundo (2015). Graduanda do curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Sertão (RS). Bolsista do Projeto de Ensino: Produção de estratégias e de materiais didático-pedagógico de apoio ao docente.

Lis Ângela de Bortoli, IFRS - Campus Sertão

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Membro da Sociedade Brasileira de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de requisitos, educação em engenharia de software, desenvolvimento de software, aquisição de conhecimento e métodos ágeis.

Márcio Luis Vieira, IFRS - Campus Sertão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1995), Licenciatura Plena em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão (2016), Especialização em Administração pela Universidade do Contestado (1997), Mestrado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (2006) e Doutorado em Agronomia (2010) pela mesma Instituição. Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Sertão-RS. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Física do Solo e Manejo de Água, atuando principalmente nos seguintes temas: edafologia, manejo e conservação da água e do solo, uso de água na agricultura e práticas e metodologias do ensino de solos no ensino técnico de nível médio e superior.

Daniela Hoffmann, Pref. Municipal de Getúlio Vargas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2004) e em Pedagogia pela Universidade do Norte do Paraná-UNOPAR (2017), Mestrado em Agronomia, Área de Concentração em Produção Vegetal pela Universidade de Passo Fundo (2007), com ênfase nos seguintes temas: olericultura, floricultura, bromatologia, tecnologia pós-colheita e manejo de plantas daninhas. Atualmente cursa Especialização em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC, ênfase em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Professora da Rede de Ensino do Município de Getúlio Vargas-RS.

Citas

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. ​Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2015.

CASTAMAN, A. S.; VIEIRA; J. A.; PASQUALLI, R. Inovações na sala de aula da educação profissional e tecnológica: revendo posições e tendências. In: SOUZA, F. C. S.; NUNES, A. O. ​Temas em educação profissional e tecnológica.​ Campos dos Goytacazes, RJ: Essentia,

p. 99-114.

DE BORTOLI, L. A. ​Plano de Ensino da Unidade Curricular de Engenharia do Software.​ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão. 2019. Mimeo.

DETERDING, S. ​et al.​ From game design elements to gamefulness: Defining “Gamification”. ​Proceedings of the 15th Conference on Envisioning Future Media Environments - MindTrek ’11.​ New York, USA: ACM Press, 2011.

HARRES, J. B. S.; LIMA, V. M. R.; DELORD, G. C. C.; SUSA, C. I. C.; MARTINEZ.; R. I. P. ​Constituição e Prática de Professores Inovadores​: Um Estudo de Caso. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v20/1983-2117-epec-20-e2679.pdf Acesso em

Set. 2019.

IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - ​Campus Sertão. 2014. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Disponível em http://www.sertao.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/20154713116670ppc_ads-2014.pdf Acesso em: 20 fev. 2019.

KAPP, K. M. ​The Gamification of Learning and Instruction:​ Game methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.

RIBEIRO, M. L.; MUSSI; A. A.; FARIAS; I. M. S. ​Práticas Pedagógicas Inovadoras no Contexto da Educação Superior.​ 2014. Disponível em:

http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro4/26.%20PR%C3%81TICAS%20PEDAG%C3%93GICAS%20INOVADORAS.pdf. Acesso em: 26 set. 2019.7

RONCA, P. A. C.; TERZI, C. do A. ​A Aula Operatória e a Construção do Conhecimento. São Paulo: Editora do Instituto Esplan, 1995.

SAVIANI, D. ​Escola e Democracia.​ São Paulo: Autores Associados, 1995.

VEIGA, I. P. A. ​A prática pedagógica do professor de Didática​. 2. Ed. Campinas: Papirus, 1992.

Publicado

2021-09-09

Cómo citar

CASTAMAN, A. S. .; TOMMASINI, A. .; BORTOLI, L. Ângela de .; VIEIRA, M. L. .; HOFFMANN, D. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: CONSIDERAÇÕES DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/925. Acesso em: 30 sep. 2024.