O JORNALISMO AUDIOVISUAL NA ERA DA INTERNET

DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS

Autores/as

  • Alisson Gutemberg UFRN

Palabras clave:

televisão, telejornalismo online, cibercultura

Resumen

A história do telejornalismo brasileiro, como apontam Francisco Machado Filho e Mayra Ferreira (2012), se confunde com a implantação da televisão aberta no país. De modo geral, trata-se de um modelo de negócios que fora estruturado por patrocinadores e amparado pela lógica publicitária (SOUZA, 2004). Contudo, com o advento da cibercultura, e a emergência de diferentes telas, o telejornalismo tem passado por um processo de reconfiguração; com o intuito de se adaptar e expandir as potencialidades em um novo contexto conectado e multimídia. Basicamente, essa nova realidade tem desafiado o modelo de negócios estruturado durante a era da Cultura de Massa (ADORNO; HORKHEIMER, 2002). E, entender como tem se dado esse processo, em meio a um contexto pós-massivo (LEMOS, 2007), é o objetivo deste texto. Para tal, a partir do trabalho de Edna Silva et al (2018), discute-se as diferentes fases do telejornalismo online e o seu processo de expansão.

Biografía del autor/a

Alisson Gutemberg, UFRN

Doutorando PPGCS / UFRN

Citas

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação das massas. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. New York: Mit Press, 2000.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2006.

LEMOS, André. Cidade e mobilidade. Telefones celulares, funções pós-massivas e territórios informacionais. Matrizes, v. 1, n. 1, p. 121-137, 2007.

MACHADO FILHO, Francisco; FERREIRA, Mayra Fernanda Jornalismo Audiovisual: Da tela da TV para outras telas. Brazilian Journalism Research, vol 8, número 2, p. 135-153, 2012.

MARTINS, Elaide. Telejornalismo na era digital: aspectos da narrativa transmídia na televisão de papel. Brazilian Journalism Research, v. 8, n. 2, p. 97-117, 2012.

SALAVERRÍA, Ramon; NEGREDO, Samuel. Periodismo Integrado – convergência de medios y reorganización de redacciones. Barcelona: Sol90, 2008.

___________________. Estructura de la convergência. In: LÓPEZ GARCÍA, Xosé; PEREIRA FARIÑA, Xosé (eds.): Convergencia Digital. Reconfiguración de los medios de comunicación en España, Servizo de Publicacións da Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela. 2010.

SCOLARI, Carlos Alberto. Hacia la hipertelevisión: los primeros síntomas de una nueva configuración del dispositivo televisivo. Diálogos de la Comunicación, n. 77, p. 1-8, 2008.

______________________. Lostología: narrativa transmediática, estrategias crossmedia e hipertelevisión. In: CAMPALANS, Carolina; RENÓ, Denis; GOSCIOLA, Vicente. (org.). Narrativas transmedia: entre teorías y prácticas. Barcelona: Uoc, 2014. p. 137-164.

SILVA, Edna Mello et al. Telejornalismo expandido: o jornalismo televisivo nas redes sociais e aplicativos. Revista Comunicação Midiática, v. 13, n. 2, 2018.

SOUZA, José Carlos Aronchi de. Gêneros e formatos na televisão brasileira. São Paulo: Summus Editorial, 2004.

Publicado

2021-09-09

Cómo citar

GUTEMBERG, A. . O JORNALISMO AUDIOVISUAL NA ERA DA INTERNET: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/923. Acesso em: 30 sep. 2024.