AVALIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS ONLINE E GRATUITOS PARA O APRENDIZADO DO LÉXICO

Autores/as

  • Geraldo José Rodrigues Liska UNIFAL

Palabras clave:

jogos digitais, gamificaçã, ensino do léxico, ensino de português

Resumen

Com a finalidade de nos aprofundar sobre o aprendizado do léxico em idade escolar e a utilização de jogos digitais como ferramentas de ensino, selecionamos alguns jogos gratuitos e expusemos seus aspectos técnicos e mecanismos, como layout, interatividade, diversão e jogabilidade, associando-os a fatores que contribuem para o aprofundamento de uma dimensão mais importante do estudo do léxico e da relação entre a língua e a existência do falante ao contrário de aspectos formais secundários de ordem meramente sistêmica. Esperamos que este trabalho abra caminhos e proporcione pesquisas mais avançadas que reflitam sobre a importância do léxico para o aprendizado da língua (no nosso caso, tratamos da materna, mas pensamos também em outras modalidades) e que essa reflexão repercuta na produção de materiais e recursos didáticos, como a proposta de jogos que visem ao desenvolvimento da competência lexical.

Biografía del autor/a

Geraldo José Rodrigues Liska, UNIFAL

Doutor em Estudos Linguísticos (Área: Linguística Aplicada. Linha: Ensino do Português) pela UFMG. Tenho interesse em pesquisas sobre palavras e sentidos (com viés cultural e cognitivo), dicionários, jogos digitais, livros didáticos, propostas curriculares e documentos legislativos e/ou norteadores, histórias em quadrinhos e demais materiais que podem envolver estudos do léxico e tecnologias.

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Publicado

2021-09-09

Cómo citar

LISKA, G. J. R. . AVALIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS ONLINE E GRATUITOS PARA O APRENDIZADO DO LÉXICO. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/911. Acesso em: 30 sep. 2024.