A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
Palabras clave:
ensino de matemática, ensino de física, robótica educativa, scopa bitsResumen
Criar “diferentes espaços de aprendizagem” e “colocar a mão na massa” são termos relacionados a uma nova tendência educacional, a da cultura Maker. A palavra Maker, significa “fazer” e tem uma relação direta com o termo “faça você mesmo” (ou do inglês DIY ou do it yourself). Muitas escolas têm utilizado a ideia da cultura Maker para resinificar o ensino e melhorar a Educação, investindo em ambientes diferenciados de aprendizagem, onde os alunos podem expressar sua criatividade e participar de experiências e projetos interdisciplinares. Nesse trabalho buscou-se promover, através de uma ação extensionista, a capacitação de professores de Matemática e Física e, acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática da UEMG – Unidade Carangola, com o objetivo de discutir novas ferramentas educacionais que estimulem a criatividade, autonomia e protagonismo do aluno e o torne mais ativo no processo da aprendizagem. Utilizou-se o kit de robótica Scopa Bits, de baixo custo, como ferramenta educacional. Neste contexto, professores e alunos são visto como aprendizes de uma nova ferramenta didático metodológica que visa promover o ensino da matemática dentro da proposta de ensino, apontada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. As atividades desenvolvidas através de projetos Maker têm real impacto social, pois auxiliam os alunos a desenvolverem soluções criativas e eficazes para problemas reais do dia a dia.
Citas
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BROCKVELD, M. V. V.; TEIXEIRA, C. S.; SILVA, M. R. A Cultura Maker em prol da inovação: boas práticas voltadas a sistemas educacionais. Anais da Conferência ANPROTEC. 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2018.
EYENNE, F.; NEVES, H. Fab Lab: A Vanguarda da Nova Revolução Industrial. São Paulo: Editorial Fab Lab Brasil, 2013.
MIT MEDIA LAB. Página inicial. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 Bruno Fonseca Rossi, Érica Marques da Silva Santos, Luciane da Silva Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.