A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA

Autores/as

  • Bruno Fonseca Rossi UFMG
  • Érica Marques da Silva Santos UEMG
  • Luciane da Silva Oliveira UEMG

Palabras clave:

ensino de matemática, ensino de física, robótica educativa, scopa bits

Resumen

Criar “diferentes espaços de aprendizagem” e “colocar a mão na massa” são termos relacionados a uma nova tendência educacional, a da cultura Maker. A palavra Maker, significa “fazer” e tem uma relação direta com o termo “faça você mesmo” (ou do inglês DIY ou do it yourself). Muitas escolas têm utilizado a ideia da cultura Maker para resinificar o ensino e melhorar a Educação, investindo em ambientes diferenciados de aprendizagem, onde os alunos podem expressar sua criatividade e participar de experiências e projetos interdisciplinares. Nesse trabalho buscou-se promover, através de uma ação extensionista, a capacitação de professores de Matemática e Física e, acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática da UEMG – Unidade Carangola, com o objetivo de discutir novas ferramentas educacionais que estimulem a criatividade, autonomia e protagonismo do aluno e o torne mais ativo no processo da aprendizagem. Utilizou-se o kit de robótica Scopa Bits, de baixo custo, como ferramenta educacional. Neste contexto, professores e alunos são visto como aprendizes de uma nova ferramenta didático metodológica que visa promover o ensino da matemática dentro da proposta de ensino, apontada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. As atividades desenvolvidas através de projetos Maker têm real impacto social, pois auxiliam os alunos a desenvolverem soluções criativas e eficazes para problemas reais do dia a dia.

Biografía del autor/a

Bruno Fonseca Rossi, UFMG

Possui graduação em Tecnólogia em Desenvolvimento de Sistemas pela FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS SANTA MARCELINA (2007). Atualmente é professor do ensino básico da Escola estadual Santo Antônio, coordenador de estágio da Escola estadual Santo Antônio e professor de educacao superior- pes1d/a da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Robótica, Mecatrônica e Automação, com ênfase em Robótica, atuando principalmente nos seguintes temas: programação, robótica, arduino, lego e rede de computadores.

Citas

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BROCKVELD, M. V. V.; TEIXEIRA, C. S.; SILVA, M. R. A Cultura Maker em prol da inovação: boas práticas voltadas a sistemas educacionais. Anais da Conferência ANPROTEC. 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2018.

EYENNE, F.; NEVES, H. Fab Lab: A Vanguarda da Nova Revolução Industrial. São Paulo: Editorial Fab Lab Brasil, 2013.

MIT MEDIA LAB. Página inicial. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2018.

Publicado

2021-09-09

Cómo citar

ROSSI, B. F. .; SANTOS, Érica M. da S. .; OLIVEIRA, L. da S. . A CULTURA MAKER E O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/904. Acesso em: 30 sep. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a