A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS BILÍNGUES

Autores/as

  • Mariana Samos Bicalho Costa Furst UCSB

Palabras clave:

tecnologia digital, oralidade, bilinguismo

Resumen

As novas tecnologias digitais abriram novas vias de informação e comunicação, proporcionando emergentes transformações comportamentais, especialmente na nova geração. A sociedade atual exige mais agilidade e, em decorrência disso, vive-se hoje uma revalorização da linguagem oral, o que é facilitado pelas novas tecnologias. Nesse cenário, a exploração da modalidade oral nas salas de aula vem sendo entendida como uma atividade essencial ao desenvolvimento do aluno. Pensando em todo esse contexto apresentaremos uma pesquisa etnográfica desenvolvida em sala de aula de escola pública no condado de Santa Barbara, Califórnia, Estados Unidos. A pesquisa em questão iniciou no dia 1o de março de 2016 e se estendeu até o dia 30 de junho de 2018 e teve como participantes alunos bilingues do último ano letivo do Ensino Médio.

Biografía del autor/a

Mariana Samos Bicalho Costa Furst, UCSB

Scholar no Departamento de Educação da University of California, Santa Barbara - UCSB, Pós-Doutora em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais; Doutora em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais; Mestre em Linguística dos Gêneros e Tipos Textuais pela UFMG; e graduada em Letras, Português pela UFMG. Pesquisadora do Grupo de Estudos da Oralidade e da Escrita (GEOE) da Faculdade de Letras da UFMG, certificado pelo CNPq, desde 2004. Atuou como professora da disciplina Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa, UNI003, na Faculdade de Letras da UFMG, de agosto de 2008 a fevereiro de 2014 e como coordenadora de tutores e monitores da mesma disciplina durante o ano de 2013. Na graduação atua como professora de Língua Portuguesa, Comunicação Empresarial e Metodologia Científica. Meu principal interesse é em produção de textos orais e escritos.

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Os generous do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. P. 277-326.

BLOOME, D.; BAILE, F. Studying language through events, particularity, and intertextuality. In: BEACH, R.J.; GREEN, M.Kamil; SHANAHAN, T. (Ed.) Multiple disciplinary perspectives on literacy research. Urbana, IL: NCRE; NCTE, 1992. p. 181-210.

BRASIL. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

BRASIL. SEDRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais:5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. Brasília/DF: SEF/MEC.

________.Parâmetros Curriculares Nacionais: séries finais do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2008 : Língua Portuguesa / Ministério da Educação. Brasília : MEC, 2007. 148 p. — (Ensino Médio)FOX, R. Experiments and innovations. In: FOX, R. Gandbian utopia: experiments with culture.

Boston: Beacon Press, 1989.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler; em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1982.

FURST, M. O Tratamento da Oralidade em Sala de Aula: A Revitalização da Retórica nos Dias Atuais. Belo Horizonte: Novas Edições Acadêmicas, 2017.

GEE, J.; GREEN, J. Discourse Analysis, learning, and social practice: a methodological study. Review of Research in Education, 1998.

MITCHELL, J.C. Typicality and the case study. In: ELLENS, R.F. (Ed.) Ethnographic research: a guide to general conduct. New York: Academic Press, 1984. p. 238-241.

SANTA BARBARA CLASSROOM DISCOURSE GROUP. Two languages, one community: an examination of education possibilities. In: MACIAS, R.; GARCIA, R. (Ed.). Changing schools for changing students: an anthology of research on language minorities. Linguistic Minority Research

Institute, 1994.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2a ed. 3a reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

TUYAY, S.; JENNINGS, L.; DIXON, C. Classroom discourse and opportunities to learn: an ethnographic study of knowledge construction in a bilingual third grade classroom. Discourse Processes, 19 (1), p. 75-110, 1995.

Publicado

2021-09-09

Cómo citar

FURST, M. S. B. C. . A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS BILÍNGUES . Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/902. Acesso em: 30 sep. 2024.