ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS

Autores/as

Palabras clave:

alfabetização, letramento, prática pedagógica, aprendizagem, ensino remoto

Resumen

Cientes da importância do letramento e da alfabetização para o desenvolvimento social e pessoal do indivíduo para se perceber no mundo como um sujeito atuante, crítico e participativo; e tendo consciência de que esse processo só pode ser efetivado com êxito por meio de um ensino sistematizado pautado pela prática social da linguagem escrita, propusemos, neste trabalho, como mote de investigação, uma análise sobre a prática pedagógica das professoras alfabetizadoras no contexto da pandemia. Assim, elegemos como público participante da nossa pesquisa três professoras de turmas do 2º ano do ensino fundamental. Para a construção dos dados, um questionário “aberto” foi encaminhado para as professoras via link do Google formulários. O instrumento metodológico era composto por sete perguntas dissertativas, contudo, para este artigo, serão consideradas apenas as seguintes: 1- Como você avalia a sua prática enquanto professora alfabetizadora no contexto do ensino remoto? Porquê? 2 - Você acredita que as crianças ampliaram seus conhecimentos sobre a leitura e a escrita nesse período de ensino remoto? Porquê? Concluímos que o ensino remoto demandou, por parte das docentes, uma mudança no conjunto de atitudes, estratégias e procedimentos didático- pedagógicos para superar as barreiras do distanciamento social, com a suspensão das aulas presenciais. Desse modo, os planejamentos de ensino tiveram de englobar os recursos tecnológicos, utilizando-se de criatividade para a produção de atividades e novas abordagens metodológicas para conseguir o interesse e motivação dos alunos e também de suas famílias.

Biografía del autor/a

Larissa Almeida, Universidade Federal do Ceará

Pedagoga, mestra e doutoranda em Educação pela UFC. 

Alana Cristina Maciel Matos , UFC

Pedagoga pela UFC e professora da rede pública de ensino de Caucaia. 

Citas

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

VALLE, Paulo Dalla; MARCOM, Jacinta Lucia Rizzi. Desafios da prática pedagógica e as competências para ensinar em tempos de pandemia. In: PALÚ, Janete; SCHUTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (org.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Porto Alegre: Cruz Alta, 2020.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. SOARES, Magda; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e letramento:

caderno do professor; Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.

SOARES, Magda. Alfabetização. In: Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores / Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa Val, Maria das Graças de Castro Bregunci (orgs). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/letramento-digital. Acesso: 08 mai. 2021.

Publicado

2021-11-24

Cómo citar

ALMEIDA, L.; MACIEL MATOS , A. C. . ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/874. Acesso em: 30 sep. 2024.