A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO TEXTUAL EM UM AMBIENTE ONLINE

O ESTUDO DE CASO DA PLATAFORMA IMAGINIE

Autores/as

  • Francine de Souza Andrade UFMG

Palabras clave:

produção textual, ensino-aprendizagem, mediação

Resumen

O estudo de caso realizado foi uma pesquisa que analisou como os corretores da plataforma Imaginie1 mediavam a aprendizagem da produção de textos em um ambiente online. O ensino e a correção de redações em plataformas digitais tornou-se comum, desde que a redação do ENEM ganhou a atenção dos participantes do exame. Considerada a parte mais importante da Exame Nacional do Ensino Médio, a redação adquiriu um peso considerável, o que tem contribuído para a criação de diversas startups especializadas no ensino e na correção de redações no modelo ENEM. A plataforma pesquisada destaca-se pela crença que as inovações tecnológicas podem contribuir muito para aumentar a qualidade e igualdade na educação.

1 https://www.imaginie.com.br/

Biografía del autor/a

Francine de Souza Andrade, UFMG

Mestra em Linguística Aplicada, linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia pelo Programa de pós-graduação em estudos linguísticos da Faculdade de Letras.

Citas

ABREU, Antônio Suarez. A arte de argumentar. 9 ed. Ateliê Editorial. Cotia/SP 2009. 144p.

ANDRADE, Francine de Souza. PAIVA, Vera Lucia Menezes de Oliveira e. Correção de redações do ENEM em plataforma digital: um estudo de caso. 2019. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras.

ANDRÉ, Marli Eliza D.A. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus 2007. 128p.

BEZERRA, Benedito Gomes. Gêneros no contexto brasileiro: questões (meta) teóricas e conceituais. São Paulo, SP: Parábola, 2017. 134 p.

BORTONI-RICARDO, Stella (orgs.). [et al.]. Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola Editorial 2012. 256p.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. 1.ed., 2ª reimprensão. – São Paulo: Contexto, 2016. 271p.

INDICADOR DE ALFABETISMO FUNCIONAL - INAF. Estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalho. São Paulo, maio de 2016. Disponível em: http://acaoeducativa.org.br/wpcontent/uploads/2016/09/INAFEstudosEspeciais_2016_Letramento_ e_Mundo_do_Tr abalho.pdf. Acesso em 05 jun 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA INEP. Matrizes de Referência. Brasília, agosto de 2017. Disponível em: http://inep.gov.br/educacao-basica/encceja/matrizes-de-referencia. Acesso em 26 jun 2018.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos / Robert K. Yin; trad. Daniel Grassi – 2.ed. – Porto Alegre: Bookman, 2001. XIV

Publicado

2021-09-07

Cómo citar

ANDRADE, F. de S. . A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO TEXTUAL EM UM AMBIENTE ONLINE: O ESTUDO DE CASO DA PLATAFORMA IMAGINIE. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/863. Acesso em: 30 sep. 2024.