REFLETINDO INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA

AÇÕES QUE TRANFORMAM EXCLUSÃO NA INCLUSÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores/as

  • Gleison Araujo Morais UNB

Palabras clave:

inclusão digital, ensino superior, ensino remoto emergencial, inclusão social

Resumen

Considerando a pandemia da Covid-19 que atingiu o mundo todo e refletindo o Brasil especificamente, todas as redes de Ensino Superior teve o desafio de refletir e desenvolver planos que adequassem as atividades presenciais de seus cursos para atividades remotas. Caso consideremos a ampla presença da realidade virtual em nossa sociedade globalizada, migrar as atividades presenciais para atividades remotas seria algo comum para uma sociedade habituada ao uso dos recursos digitais. Porém, também é sabido que o Brasil possui proporções continentais e a desigualdade social está presente em muitos contextos, tal desigualdade muitas vezes privam as pessoas do acesso cotidiano às tecnologias, contribuindo para a exclusão digital. Sendo assim, esse trabalho, através de pesquisa bibliográfica, busca instigar reflexões a partir da seguinte questão: Quais ações estão sendo realizadas para que o Ensino Superior atinja todos os estudantes na modalidade remota, contribuindo para a inclusão digital? Considerando o exemplo do plano de ação para a adequação das atividades presenciais em atividades remotas desenvolvido pela Universidade de Brasília, conclui-se que não basta apenas transformar modalidade presencial em remota. O ensino mediado pelas tecnologias é um caminho promissor em tempos de isolamento físico, porém pesquisas e projetos de inclusão digital precisam ser elaborados entre instituições, para que o ensino chegue a todos e não contribua para uma segregação e exclusão digital.

Biografía del autor/a

Gleison Araujo Morais, UNB

Graduação plena em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Carangola (2018). Mestrando em Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (2020), interesse nos estudos dos multiletramentos no ensino de línguas, inglês como língua franca, formação de professores de línguas, entre outros temas relacionados.

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Publicado

2021-09-07

Cómo citar

MORAIS, G. A. . REFLETINDO INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: AÇÕES QUE TRANFORMAM EXCLUSÃO NA INCLUSÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/861. Acesso em: 30 sep. 2024.