ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS PARA APLICAR A LEI 10639/03 NAS ESCOLAS

Autores/as

  • Leticia da Rocha de Araújo UFMS

Palabras clave:

Lei 10693/03, literatura afro-brasileira, sites

Resumen

O Brasil ficou marcado com uma história triste de exploração contra o povo negro. Esse erro histórico deixou marcas e preconceitos difíceis de serem debatidos até hoje. Com a Lei 10639/03 que fala sobre a obrigatoriedade do ensino da cultura e história do povo negro nas escolas, surge alguns desafios, para conseguir colocar em prática essa orientação. Embora existam programas como o “Plano Nacional do Livro Didático” e alguns outros recursos, as escolas por vezes carecem de material apropriado para trabalhar a literatura afro-brasileira, seja no ensino fundamental, seja no ensino médio. O presente trabalho tem como principal foco abordar como os profissionais da educação podem utilizar sites como instrumentos didáticos no processo de aprendizagem da literatura afro-brasileira nas escolas. O objetivo geral é identificar quais principais meios eletrônicos os educadores têm de forma gratuita na internet a fim de acessar textos e conteúdo para trabalhar a literatura afro-brasileira. Diante disso, definiram-se como objetivos específicos conceituar alguns sites que abarcam a temática racial de modo positivo. Bem como, esclarecer o processo de aprendizagem que visa minimizar crimes raciais. Abordar a literatura afro-brasileira contribui com o conhecimento dos indivíduos da sociedade brasileira também minimiza preconceitos contra o povo negro. Com isso, é possível pensar na internet como uma boa ferramenta para os professores acessarem a literatura afro-brasileira em ambientes onde essas obras não estão disponíveis em modo impresso. Para ajudar no entendimento da importância em se discutir esse tipo de literatura nas escolas conta-se com Munanga (2005). O presente estudo consiste em pesquisa de caráter descritivo, com resultados tratados de modo qualitativo, a partir da coleta de dados secundários. Com o levantamento das informações ao longo da pesquisa e das análises das informações foi possível concluir que por meio da internet é possível acessar diversos conteúdos confiáveis que podem ser utilizados no ensino da literatura afro-brasileira.

Biografía del autor/a

Leticia da Rocha de Araújo , UFMS

Mestranda no Programa estudos de linguagem, da universidade federal do mato grosso do Sul. Especialização em Africanidades e Cultura Afro-Brasileira pela Universidade Norte do Paraná, Brasil(2019)
Professora de séries iniciais do Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande , Brasil.

Citas

BRASIL, Lei n 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/leis/2003/L10. 639>. Acesso em 20 de ago. 2020.

GELEDÉS ,“Quem Somos .” Geledés, 2020, Disponível em: . Acesso em 18 Nov. 2020.

GONÇALVES, Ariane. “O Que é Site, Que Tipos Existem e Como Ter o Seu Próprio”. Hostinger Tutoriais, Hostinger, 2019. Disponível em:

. Acesso em 17 Nov. 2020.

LITERAFRO. “Quem Somos - Literatura Afro-Brasileira.” Ufmg.Br, 2020, disponível em:

MUNANGA, Kabengele. Identidade, cidadania e democracia: algumas reflexões sobre os discursos anti-racistas no Brasil. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, v. 5, n. 1, p. 17-24, 1996.

MUNANGA, Kabengele. (Org.) Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada – [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 204p.: il. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf >. Acesso 17 Nov. 2020.

SANT’ANA, Antônio Olímpio de. Historia e conceitos básicos sobre o racismo e seus derivados. In: MUNANGA, Kabengele. (Org.) Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada. – [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 204p.: il.Pdf.

Publicado

2021-09-07

Cómo citar

ARAÚJO , L. da R. de . ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS PARA APLICAR A LEI 10639/03 NAS ESCOLAS. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/859. Acesso em: 30 sep. 2024.