INCLUSÃO MULTIMODAL EM TEMPOS DE COVID-19

Autores/as

  • Amaro Sebastião de Souza Quintino UFF
  • Jackeline Barcelos Corrêa UENF
  • Adriana Monteiro Camara Estácio de Sá

Palabras clave:

inclusão multimodal, COVID-19, ensino remoto, rotina, aprendizagem

Resumen

A Pandemia de COVID-19, causada pelo vírus SARS-COV2, é um fenômeno mundial de características ímpares, no sentido de sua extensão, velocidade de crescimento, impacto geral na população e nos serviços de saúde, e também por ocorrer em um contexto de acesso a muitas informações. Nesse novo desafio da humanidade, nos deparamos com duas vertentes, uma está relacionada à dificuldade de combater o vírus, e outra que está gerando um caos na área de saúde, educação. O objetivo desta pesquisa visa apresentar e discutir a multimodalidade como estratégia para o aumento da produtividade, e o acesso ao ensino/aprendizagem, com o uso de estratégias pedagógicas diversificadas, de forma a atender as especificidades de seus usuários. No referencial teórico adotado na pesquisa destacaram-se os estudos de: Rojo; Moura (2012), Dionísio (2015), Dudeney (2016) e outras referências que abordam a temática de gêneros multimodais. Como metodologia buscou-se uma revisão bibliográfica e literaturas que abordam a inclusão multimodal e suas vertentes. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que existem várias maneiras de aprender de forma dinâmica e interativa, associada a tecnologia que é fundamental, pois influência os seus usuários, superando as dificuldades e oportunizando o acesso.

Biografía del autor/a

Amaro Sebastião de Souza Quintino, UFF

Formação acadêmica/titulação 2013 - 2015 Especialização em Pós Graduação latu Sensu em Planejamento, Implanta. Universidade Federal Fluminense, UFF, Niteroi, Brasil.

Jackeline Barcelos Corrêa, UENF

Mestre em Cognição e Linguagem formada pela UENF. Especialista em Gestão e Psicopedagoga. Sou Licenciada em Pedagogia e Mediadora Pedagógica do Cederj.

Adriana Monteiro Camara, Estácio de Sá

Estágio no IFF Campos Centro ( setor administrativo) Abril de 2016 á Dezembro de 2017. Estágio como Arte e Recreadora infantil na Cidade da Criança ( Maio de 2017 á março de 2020).

Citas

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Publicado

2021-09-07

Cómo citar

QUINTINO, A. S. de S. .; CORRÊA, J. B. .; CAMARA, A. M. . INCLUSÃO MULTIMODAL EM TEMPOS DE COVID-19. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/857. Acesso em: 30 sep. 2024.