A ANÁLISE DE DISCURSOS VERBOIMAGÉTICOS EM MÍDIAS DIGITAIS

Autores/as

  • Elaine Cristina Silva Fonseca UFMG

Palabras clave:

análise do discurso, imagens, mídias digitais, semiolinguística, verboimagético

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo propor a utilização de alguns conceitos e categorias provenientes da área da Análise do Discurso para a análise de discursos imagéticos ou verboimagéticos provenientes de mídias digitais. Como aporte teórico, utilizamos os chamados Modos de Organização do Discurso, advindos da Teoria Semiolinguística desenvolvida por Patrick Charaudeau (1992, 2008), além de algumas reflexões desenvolvidas por Mendes (2013) acerca de sua utilização em análises de discursos constituídos por estratos verbais e imagéticos. Ao longo do trabalho, buscamos apresentar exemplos de análises sintéticas de variadas mídias digitais a fim de demonstrar as possibilidades dos recursos analíticos aplicados.

Biografía del autor/a

Elaine Cristina Silva Fonseca, UFMG

Doutoranda em Estudos Linguísticos/UFMG

Citas

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e Discurso. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de l’expression. Paris: Hachette, 1992.

Democracia em Vertigem. Direção: Petra Costa. Netflix, 2019.

MENDES, Emília (coord.). Imagem e Discurso. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2013.

MISKOLCI, Richard. Novas conexões: notas teórico-metodológicas para pesquisas sobre o uso de mídias digitais. Cronos. Natal, UFRN, v.12, n. 2, 2011, pp. 9-22.

Publicado

2021-09-07

Cómo citar

FONSECA, E. C. S. . A ANÁLISE DE DISCURSOS VERBOIMAGÉTICOS EM MÍDIAS DIGITAIS. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/835. Acesso em: 30 sep. 2024.