“O PAPEL ROXO DA MAÇÔ

AMPLIANDO O REPERTÓRIO ARTÍSTICOLITERÁRIO DO LEITOR POR MEIO DA RELAÇÃO IMAGEM-TEXTO

Autores/as

  • José Ignacio Ribeiro Marinho UFJF
  • Ângela da Silva Gomes Poz IFF
  • Giselda Maria Dutra Bandoli IFF
  • Helga Carvalho Baptista de Almeida UFJF
  • Joseani Adalemar Netto UFJF

Palabras clave:

práxis pedagógica, O papel roxo da maçã, repertório, imagem-texto, língua portuguesa/literatura

Resumen

O presente artigo sugere a aplicação e o desenvolvimento de uma sequência didática com base em O papel roxo da maçã, de Marcos Bagno, nas aulas de Língua Portuguesa/Literatura, em sétimos anos, em três escolas municipais, em Itaperuna/RJ, Paraíba do Sul/RJ e Santos Dumont/MG. Objetiva-se uma possibilidade de ampliação do repertório artístico-literário do leitor, envolvendo os discentes das escolas, para que consigam compreender a relação imagem-texto presente na obra de Bagno. Como aporte teórico, recorremos a Candido (2004), Biazetto (2008), Zohar (2013), Iser (1996), dentre outros. Outros professores, além dos professores de Língua Portuguesa, poderão ter nesta proposta um caminho para o trabalho com o texto verbal e o não verbal em suas aulas.

Biografía del autor/a

José Ignacio Ribeiro Marinho, UFJF

Mestrando em Letras (Universidade Federal de Juiz de Fora) e graduando em Biblioteconomia (Centro Universitário Claretiano) | Graduado em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas (UNIFSJ) e em Pedagogia (Centro Universitário Faveni) | Especialista em Letras (UNIFSJ), Literatura Contemporânea (Centro Universitário Barão de Mauá) e Língua Latina e Filologia Românica (Universidade Cândido Mendes). Professor de Português (Prefeitura de Cambuci e Prefeitura de Itaperuna). Ainda, exerce a função de professor de Latim Genérico, Literatura Brasileira II, Literatura Brasileira III e Português IV no curso de Letras (Português/Literatura).

Giselda Maria Dutra Bandoli, IFF

Mestra em Cognição e Linguagem (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/UENF). Especialista em Literatura Brasileira (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola) e em Língua Portuguesa (Faculdade de Filosofia de Itaperuna). Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola. Atualmente, é professora no Instituto Federal Fluminense, campus Itaperuna /RJ, ministrando a disciplina Língua Portuguesa e Literatura. Na Fundação CECIERJ/CEDERJ, ministra as disciplinas Linguística I e Linguística III. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura Brasileira. Desenvolve estudos relacionados ao Ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva da Sociolinguística e da Linguística Funcional, bem como voltados à questão da formação docente

Joseani Adalemar Netto, UFJF

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, programa ProfLetras. Professora de Língua Portuguesa e Literaturas na rede municipal e privada da cidade de Santos Dumont, Minas Gerais. Escritora, poeta aldravianista, com livros publicados em várias Antologias e no Jornal Aldrava Letras e Artes. Membro efetiva da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas (SBPA), membro correspondente da Academia Portuguesa de Ex-Libris (APEL), fundadora e coordenadora da Academia Brasileira de Autores Aldravianistas Infantojuvenil de Santos Dumont, (ABRAAI-SD), coordenadora do projeto de leitura LeiturAMA-SD. Palestra sobre Educação, sobre a escrita como projeto autoral, leitura e oralidade no ensino de Língua Portuguesa. Área de estudos e pesquisas voltada para o Letramento Linguístico e Literário no ensino de Língua Portuguesa da educação básica.

Citas

BAGNO, M. O papel roxo da maçã. 10 ed. Curitiba: Positivo, 2012.

BARBOSA, A. M. Educação e desenvolvimento cultural e artístico. Educação e realidade. Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 9-17, jul/dez. 1995.

BIAZETTO, C. O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. Org. Ieda de Oliveira. Ed. Difusão Cultural do Livro, 2008.

CANDIDO, A. O direito a literatura. In:_ . Vários escritos. Rio de Janeiro/São Paulo: Ouro sobre Azul/Duas Cidades, 2004, p. 169-191.

EVEN-ZOHAR, I. Teoria dos polissistemas. Revista Translatio. v. 4. p. 2-21, 2013 [Marozo, Luis Fernando, Carlos Rizzon & Yanna Karlla Cunha trans.].

FRANÇA, T. M. S. Leitura, arte e educação. Curso Formação de mediadores de leitura.Universidade Aberta do Nordeste. Fundação Demócrito Rocha. s.d.

ISER, Wolfgang. O repertório do texto com o leitor. In: O ato da leitura. Uma Teoria do efeito estético. v. 1. São Paulo: Ed. 34, 1996, p.101-157.

Publicado

2021-09-07

Cómo citar

MARINHO, J. I. R. .; POZ, Ângela da S. G. .; BANDOLI, G. M. D. .; ALMEIDA, H. C. B. de .; NETTO, J. A. . “O PAPEL ROXO DA MAÇÔ: AMPLIANDO O REPERTÓRIO ARTÍSTICOLITERÁRIO DO LEITOR POR MEIO DA RELAÇÃO IMAGEM-TEXTO. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/834. Acesso em: 30 sep. 2024.