LETRAMENTOS ACADÊMICOS, DIGITAIS E A URGÊNCIA TECNOLÓGICA NO CONTEXTO PANDÊMICO

Autores/as

  • Paula Aparecida Diniz Gomides Castro Santos UFMG

Palabras clave:

letramentos acadêmicos, covid-19, ensino remoto, urgência tecnológica, escrita na universidade

Resumen

Nossa proposta objetiva discutir as consequências da pandemia da COVID-19 no que tange à suspensão das aulas no contexto do ensino superior, tendo em vista as práticas sociais derivadas das mudanças que o ensino remoto representa. Para tanto, são consideradas as contribuições de autores que tratam dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998; 2006; LILLIS, 1999; 2003; 2008; IVANIC, 1998) e autores que abordam a produção de gêneros textuais na cibercultura (SOARES, 2002; KRESS, 2010; MARCUSCHI, 2002; FRANCO; CASTANHEIRA, 2016). O ensino presencial foi suspenso no Brasil por meio da publicação da Portaria nº 343 de 17 de março de 2020, que orientou a condução das atividades escolares/acadêmicas por meios digitais, orientação estendida até dezembro deste ano. Contudo, a maioria das universidades do país optou pela suspensão total ou parcial das atividades acadêmicas, que estão sendo retomadas de forma gradativa por algumas instituições a partir do mês de agosto. Algumas pesquisas, realizadas pelas próprias universidades com seu corpo discente demonstram dificuldades na comunicação digital, ressaltando a exclusão de alunos que não possuem acesso à internet ou aos dispositivos eletrônicos. Consequentemente, algumas universidades, como a UFMG têm buscado sanar esses obstáculos por meio de financiamento para compra de notebooks ou custeio de pacotes de internet. Apesar disso, o acesso é apenas um dos fatores que impactam na apropriação de letramentos acadêmicos, que agora são intermediados por mídias digitais, gerando, ao mesmo tempo uma urgência pelo acesso, mas também uma urgência para que alunos e professores lidem satisfatoriamente com os meios pelos quais esse acesso será oferecido. Tendo estes fatos em vista, cabem reflexões direcionadas às diferenças e implicações entre interações ocorridas de forma presencial ou online, tais como: leitura de textos impressos ou “em tela”, produção e avaliação de textos escritos e socializados, realização de eventos acadêmico/científicos, atividades de iniciação científica e extensão e outras práticas sociais desenvolvidas neste período, orientandas para o distanciamento físico e mediação por mídias digitais, já presentes outrora, mas intensificadas neste momento. Ao campo de letramentos acadêmicos, cabe ainda investigações sobre que novos estudantes estão adentrando em nossas universidades, com novos formatos de seleção vestibular. Com a determinação do adiamento do ENEM, pelo Governo Federal, muitas universidades têm levando em consideração em seus processos de seleção o desempenho dos candidatos durante a escolarização, em históricos escolares. Assim sendo, gostaríamos de dialogar neste podcast sobre a importância do ambiente universitário, com o ensino presencial, para a construção de um habitus acadêmico (BOURDIEU, 1989), fato que facilita a apropriação dos letramentos acadêmicos e o sentimento de coletividade que causam uma enculturação da comunidade universitária. Sabemos que o ensino presencial é inviável neste momento, nossa defesa não é essa. Contudo, o ensino remoto deixará suas heranças e aprender com elas talvez seja mais um mecanismo de resistência em nossas universidades.

Biografía del autor/a

Paula Aparecida Diniz Gomides Castro Santos , UFMG

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei UFSJ e doutoranda em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. Meus principais interesses de estudo situam-se no âmbito dos Letramentos Acadêmicos, mais especificamente, nas experiências de estudantes estrangeiros e/ou trajetórias de docentes vinculados a programas de Pós-Graduação Internacionalizados, em meio às práticas de letramento acadêmico que podem ser percebidas no ensino superior, bem como, as relações de poder existentes neste campo. Pesquisadora vinculada ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - Ceale da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG e ao Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Decolonialidade, da Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ. Atualmente trabalho com as questões pertinentes às demandas estabelecidas à programas de pós-graduação como uma política de inserção internacional e seu impacto nas práticas de leitura e escrita dos principais atores destes processos e/ou educação de surdos no Brasil sob a perspectiva do ensino bilíngue (Português - LIBRAS).

Publicado

2021-09-07

Cómo citar

SANTOS , P. A. D. G. C. . LETRAMENTOS ACADÊMICOS, DIGITAIS E A URGÊNCIA TECNOLÓGICA NO CONTEXTO PANDÊMICO. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/803. Acesso em: 30 sep. 2024.