PELAS REDES COM ELAS

Autores/as

  • Fernanda Cavalcanti de Mello CEDERJ/UNIRIO
  • Alba Pedreira Vieira UFV

Palabras clave:

mulheres, redes, arteducação, podcast

Resumen

O podcast tem o formato Revista e atua com abordagem educativa para movimentar o site Fascinante- Arte da Rede- com o objetiva de minorar o distanciamento social durante a pandemia, colaborando para que seja possível a experiência da fruição da arte e de boas histórias, sem ser necessário sair de casa e de correr riscos em locais de aglomeração e promover a arteducação para além da escola, na perspectiva da educação ao longo da vida e para todos. Devido crise sanitária que, segundo os estudos, não está próximo de ter fim, o podcast é também inclusivo, atenua os impactos da pandemia e cria um elo mais afetivo com os ouvintes a partir da casa deles. Contos, crônicas, poesias, mas também oficinas de percepção de trabalhos visuais, com o corpo, imagens e sons, a partir de comandos próprios de ativação à mediação roteirizada vão sendo conduzidas pelas falas de 4 apresentadoras. Cada episódio é dedicado a uma experimentação artística em revezamento, constituindo-se em séries, abordando diferentes temas acerca dos cotidianos, das artes e das artes que circulam nas redes, cotidianamente. As oficinas são, em verdade, convite a experimentar e pretende subverter o formato e a lógica do podcast, pois prevê interação com o ouvinte a partir do site dedicado às séries, de modo que os participantes possam enviar suas produções, movimentando a relação de acolhimento e troca de saberes. Além dessa dinâmica de interação anacrônica com o ouvinte, o podcast apresentará biografias de artistas que enviarem seus portfólios, promovendo visibilidade de novos talentos, e, ainda, destaca uma agenda cultural de eventos e cursos para assistir em casa, para ser acompanhada pelo ouvinte. O podcast terá a duração de 20 minutos, com formato enxuto para fins de experimentação. O programa inicia com a introdução com a marca do programa, uma explicação sintética do que se trata o programa de maneira geral e para cada episódio em especifico. AS seções de cada colunistas são intercaladas com notícias, entrevistas, manifestos, audiocartas, encantos que circulam nas redes, poesias biografias, minioicinas e enigmas para serem desvendados pelo público ouvinte. As apresentadoras falam sobre temas que envolvem projetos de arteducação, e, ou relato de algum artista sobre seu fazer artístico, eventos, formação em arteducação e oportunidades no cenário das artes, da educação, da cultura, enfim do patrimônio artístico e cultural. O podcast pode ser conferido em https://anchor.fm/fascinante

Biografía del autor/a

Fernanda Cavalcanti de Mello, CEDERJ/UNIRIO

Doutoranda em Educação. FFP?UERJ. Jornalista e professora da educação básica de instituição pública do Estado do Rio de Janeiro; Professor-Tutor da Pedagogia a Distância UNIRIO-RJ, na disciplinas Imagem e Acuação, e na disciplina Práticas Educativas em Contextos Não Escolares.. Mestre em Educação pela UFJF-MG e Especialista em Mídias na Educação- UFJF-MG; Tenho também as especializações em Planejamento e Cursos em EaD-UFF-RJ; Tecnologia Educacional-PUC-RIO; EM Designer Instrucional-UNIFEI-MG, Em Arte-Educação e Tecnologias Contemporâneas PELA UNB-DF e também Arte, Patrimônio Cultural e Artístico-UNB-DF. E Ainda, Educação Básica com ênfase em Jovens e Adultos.UFRJ. Faço parte de Redes de educativas como a RECA-Rede de Educação com Adolescentes e o coletivo -Também faço parte da Rede Kino e do Coletivo de Cinema e Educação. CONTO COM VOCÊ sobre práticas e formação de leitores e autores em diferentes linguagens artísticas e literárias na cultura digital. Sou, também Atriz, performer e curadora digital independentes das páginas, propondo e veiculando ações de arte e miadiativismo.

Alba Pedreira Vieira, UFV

É performer, diretora artística e coreógrafa da Mosaico Cia de Dança Contemporânea; professora e pesquisadora do Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal de Viçosa (MG) desde 1997. Ph.D. em Dança pela Temple University (EUA, 2007), e pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2016). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Dança (CNPq). Organizadora do livro digital “Educação para as Artes” (2010) e do livro "Arte e Violência: Ensaios em Movimento" (2017), além de ter diversos artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. Coordenadora do Fórum de Revistas de Artes Cênicas, e do GT Processos de Criação da ABRACE; membro do Comitê Editorial da Revista ARJ e da Revista Arte da Cena. Já apresentou trabalhos artísticos em vários países e estados brasileiros.

Publicado

2021-09-07

Cómo citar

MELLO, F. C. de .; VIEIRA, A. P. . PELAS REDES COM ELAS. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/802. Acesso em: 30 sep. 2024.