NATIVOS DIGITAIS, PANDEMIA E EDUCAÇÃO PÚBLICA: SOBRE LETRAMENTOS E NOVAS TECNOLOGIAS

Autores/as

  • Carlos Henrique Silva de Castro UFVJM
  • Ana Elisa Ribeiro CEFET/MG

Palabras clave:

novas tecnologias, nativos digitais?, educação remota, educação pública

Resumen

A conferência discute a noção de nativos digitais a partir das realidades das escolas públicas brasileiras, sobretudo as periféricas. Para além da desconstrução da ideia de que nativos de determinadas épocas teriam letramentos garantidos, reflexões sobre os letramentos ligados às práticas sociais cotidianas e especialmente no ensino remoto são trazidas à baila. Especificamente, condições de acesso e letramentos foram discutidas a partir de tecnobiografias – narrativas biográficas sobre tecnologias e ensino – produzidas pelos graduandos do curso Licenciatura em Educação do Campo (LEC), ofertado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), bem como os eventos de letramento que lhes são oportunizados e suas relações com as novas tecnologias. A partir da análise das tecnobiografias produzidas pelos futuros professores do campo, nota-se que muitos têm suas primeiras experiências com gêneros das esferas acadêmica e digital já na universidade, por meio de metodologias que se mostram bastante produtivas. No contexto de pandemia e do ensino remoto, o trabalho tem ainda mais relevância, tendo em vista que apresenta um olhar etnográfico que pode auxiliar em decisões urgentes. Como resultado da pesquisa apresentada, nota-se os graduandos conseguem ampliar não somente as habilidades necessárias às práticas letradas de suas novas esferas de interação na academia, mas também suas leituras de todo um conjunto de significados envolvido nos novos contextos. Como reflexão para além do contexto da pesquisa das tecnobiografias, fica mais uma vez a certeza de que os contextos devem ser sempre considerados, sobretudo em um país com desigualdades como o nosso, onde o acesso a tecnologias cotidianas para muitos, como a internet, e essenciais para a educação, sobretudo na pandemia, não é garantido a todos.

Obs.: A conferÊncia foi ao vivo e online via Plataforma RNP.

Biografía del autor/a

Carlos Henrique Silva de Castro, UFVJM

Carlos Henrique Silva de Castro é doutor em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. É mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2009-2010). É especialista em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia pelo Centro Universitário UNA (2007-2008) e em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (2008-2009). É bacharel e licenciado em Letras/Português e suas literaturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000-2005). Atua na graduação e na pós-graduação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) desde 2016. É pós-doutor pela UFMG com investigação sobre culturas de letramentos digitais no campo nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Ana Elisa Ribeiro, CEFET/MG

Professora e pesquisadora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG. Professora do curso de Letras (Bacharelado em Tecnologias da Edição), do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (mestrado e doutorado) e do ensino médio (Redação). Curadora da coleção Leve um Livro, que distribui milhares de livros de poesia na cidade de Belo Horizonte.

Publicado

2021-09-07

Cómo citar

CASTRO, C. H. S. de .; RIBEIRO, A. E. . NATIVOS DIGITAIS, PANDEMIA E EDUCAÇÃO PÚBLICA: SOBRE LETRAMENTOS E NOVAS TECNOLOGIAS. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/791. Acesso em: 30 sep. 2024.