A METODOLOGIA ATIVA SALA DE AULA INVERTIDA (FLIPPED CLASSROOM) NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

Palabras clave:

aprendizagem, educação no campo, prática pedagógica, sala de aula invertida, tecnologias livres

Resumen

O objetivo do presente trabalho é apresentar o resultado de uma experiência docente, no ensino de ciências, utilizando a metodologia ativa de sala de aula invertida, com os alunos do 8º ano A, do ensino fundamental, de um colégio privado, localizado no município de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, na região centro-oeste do Brasil. O conteúdo proposto para essa atividade estava relacionado à reprodução humana (sistemas genitais, fecundação, gestação e Doenças Sexualmente Transmissíveis). Por meio dos resultados compreendemos que é essencial, que os professores ensinem como realizar uma pesquisa cientifica, nas séries finais do ensino fundamental e que aborde temas que desperte o interesse dos alunos. Dessa forma, estará contribuindo para a construção do conhecimento científico de forma intensa, tornando-os cidadãos críticos/reflexivos, seres pensantes, protagonistas de sua aprendizagem.

Biografía del autor/a

Valdênia Rodrigues Fernandes Eleotério, Universidade Católica Dom Bosco-UCDB

Mestre em Educação - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Pós-Graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FACUMINAS). Licenciada em Pedagogia - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED). tem experiência na área de Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação e tecnologia, prática docente, inclusão social.

Adriana da Silva Ramos de Oliveira , Universidade de Brasília - UNB

Doutora em educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo ESAP - Instituto de Estudos Avançados e Pós-graduação. Pós-graduação Lato Sensu em Metodologias e Gestão para Educação a Distância. Graduação em Pedagogia com habilitação em magistério das séries iniciais e administração escolar pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP)

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Publicado

2021-11-24

Cómo citar

ELEOTÉRIO, V. R. F.; RAMOS DE OLIVEIRA , A. da S. . A METODOLOGIA ATIVA SALA DE AULA INVERTIDA (FLIPPED CLASSROOM) NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/770. Acesso em: 30 sep. 2024.