A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS MÓVEIS E SUAS APLICAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR E SEU IMPACTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • Paulo Roberto Italo Ramon dos Santos Duarte Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palabras clave:

matemática, Tecnologia, ensino-aprendizagem, educação, formação docente

Resumen

Esta pesquisa versa sobre a investigação do uso de tecnologias digitais móveis e suas aplicações no ambiente escolar, com o objetivo de utilizá-las como ferramenta pedagógica de auxílio no ensino-aprendizagem de Matemática, para estudantes de diversos níveis. Por meio de uma pesquisa exploratória, qualitativa e bibliográfica que relacione ensino-aprendizagem, Matemática e novas tecnologias, busca-se averiguar as possíveis interferências, positivas e negativas, do uso da tecnologia dentro do espaço sala de aula, uma vez que as novas tecnologias, como os dispositivos móveis, com base em estudos prévios, possuem enorme capacidade para auxiliar na assimilação do conhecimento, na nossa capacidade de memorização e no aumento do interesse pela Matemática, permitindo que isso ocorra em qualquer hora do dia, nos mais diversos lugares.

Biografía del autor/a

Paulo Roberto Italo Ramon dos Santos Duarte, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática, graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará, possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (2015). Atualmente ocupa o cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas na Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tem interesse nas área de Educação e Matemática, com ênfase em Tecnologia Educacional. 

Publicado

2021-11-24

Cómo citar

DOS SANTOS DUARTE, P. R. I. R. A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS MÓVEIS E SUAS APLICAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR E SEU IMPACTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/736. Acesso em: 30 sep. 2024.