O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO A UM ALUNO COM AUTISMO PROFUNDO

Autores/as

Palabras clave:

autismo profundo, atendimento educacional especializado, sala de recursos multifuncionais, diário de bordo

Resumen

Nos últimos anos o interesse em relação ao autismo tem experimentado um notável crescimento, impulsionado pelo aumento no número do transtorno em nível global. Esse fenômeno tem estimulado um aumento significativo na pesquisa acadêmica e científica em todo o mundo. No entanto, é importante destacar que, no contexto brasileiro, os estudos relacionados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) de alunos com autismo profundo têm sido insuficientemente abordados, criando uma lacuna no entendimento das necessidades e desafios enfrentados por essa população. Nesse cenário, este estudo assume um papel importante ao direcionar seu objetivo principal para a descrição do AEE fornecido a um aluno com autismo profundo, utilizando o registro de um diário de bordo como instrumento de pesquisa. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Os resultados possibilitaram vislumbrar as limitações e possibilidades do aluno no AEE, permitindo o desenvolvimento de estratégias que melhor correspondessem as suas necessidades específicas.

Biografía del autor/a

Sebastião Gomes Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) na Linha de Pesquisa Educação Inclusiva e Processos Educacionais. Pós-graduado em Alfabetização, Leitura e Escrita pela mesma Universidade. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e em Autismo pela Faculdade Campos Elíseos (FCE). Pós-graduado em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói). Tem ampla experiência e prática docente no Ensino Comum em escolas públicas da Baixada Fluminense, RJ. Atualmente é professor da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro, atuando no Atendimento Educacional Especializado.

Citas

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Publicado

2023-11-24

Cómo citar

GOMES BARBOSA, S. O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO A UM ALUNO COM AUTISMO PROFUNDO. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1146. Acesso em: 30 sep. 2024.