INCLUSÃO E TECNOLOGIA

possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades

Autores/as

Palabras clave:

universidade, tecnologia, pessoas com deficiência, inclusão

Resumen

A educação inclusiva nas universidades tem sido um tema pouco explorado no meio acadêmico principalmente com relação ao acesso das tecnologias no ensino superior. Apesar nas legislações, é notável a necessidade de maior articulação, sobretudo na articulação das tecnologias e recursos que possibilite a aprendizagem para a  permanência alunos com deficiência no Ensino Superior. Por sua vez, apesar do aumento do número de matrículas de alunos com deficiência nos cursos superiores, o percentual desse público ainda é muito pequeno nas instituições de ensino. Diante dessa interlocução, almejamos analisar as produções científicas que abordam a temática do acesso as tecnologias para compreender o acesso, pertencimento e inclusão no universo acadêmico. Utilizamos diferentes bases de busca, tais como SciElo e Periódico Capes que se aproximam da temática proposta. Essa análise possibilitou confirmar a escassez de produções acadêmicas que versem sobre a temática apontando para a necessidade de ampliação da práxis de ensino –aprendizagem nessa área, sobretudo relacionada ao acesso das pessoas com deficiência no Ensino Superior.  

 

Biografía del autor/a

Thais Aparecida Santos, Universidade Federal de São João Del Rei

Mestranda em Psicologia (Linha de Pesquisa: Saúde, Instituições e Sociedade) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ, início em 2021).Especialista em Psicologia da Educação - Aprendizagem e Neuropsicologia pela Faculdade Única. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) . Meus principais interesses são: Psicanálise, Saúde Mental, Psicologia Comunitária, Psicologia escolar, Psicologia do Desenvolvimento , Psicologia Organizacional e do Trabalho. Esses interesses também perpassam pelas formas de inclusão ou exclusão social da pessoa com deficiência motora nos ambientes empresariais e educacionais. Além disso, integro a equipe do Grupo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE), liderado pela professora Pós doutora Maria Nivalda de Carvalho-Freitas. Suas pesquisas contemplam a área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com foco nas relações entre os seguintes temas: diversidade nas organizações de trabalho, especialmente inclusão e gestão do trabalho de pessoas com diferença funcional (deficiência), Trajetórias de vida de pessoas com deficiências e inclusões educacionais.Atuo como psicóloga nas cidades de Itapecerica MG e Divinópolis MG.

 

Citas

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Publicado

2023-11-24

Cómo citar

APARECIDA SANTOS, T. INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades . Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1121. Acesso em: 30 sep. 2024.