PROFESSORES X TECNOLOGIAS

quais são os desafios encontrados pelos docentes em sala de aula?

Autores/as

  • Thais Cerqueira Faria Instituto Federal Fluminense - IFF campus Centro

Palabras clave:

tecnologias, professor, sala de aula, recursos, apetrechos

Resumen

Com o advento das tecnologias, todas as áreas sociais vêm entrando em constantes transformações, inclusive a educação. Contudo, é observável que os usos de recursos tecnológicos ainda são um grande desafio para muitos profissionais da área, sobretudo na sala de aula. Então, o presente trabalho tem por objetivo, abordar alguns problemas quanto ao uso das tecnologias em sala de aula como, por exemplo, a ineficiência de alguns apetrechos tecnológicos, a escola que é desprovida de recursos para suprir as necessidades quanto ao seu uso e, principalmente, em relação aos professores que procuram atribuir a tecnologia em suas aulas, mas encontram dificuldades. Também serão abordadas algumas reflexões e análises sobre determinadas situações citadas ao longo do texto. Portanto, o trabalho evidencia muito o docente, visto que sua formação, conhecimento e consciência sobre a tecnologia inserida na educação e na sociedade seja primordial para melhorar ou até mesmo sanar esses desafios.

Citas

BERBEL, Neusi. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e humanas, Londrina, v. 32, n° 1, p. 25-40, jan/jun. 2011.

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Flip your classroom. Washington: IstePubishing-ASCD, 2012.

RIBEIRO, Andréa. Jogos online no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola editorial, p. 159-174, 2017.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ensino Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 1998.

FAGUNDES, Léa, Revista Nova Escola, ano 1999.

FARIA, E. T.. O professor e as novas tecnologias. Ser professor, v. 5, p. 57-72, 2004.

MELLO, G. N. de. JC Debate sobre educação e Tecnologia. TV Cultura. São Paulo, 2014. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=2aTgk5NRjGk> Acesso em 05/jul/2018.

MICCOLI, L. Experiências, Crenças e Ações: uma relação estreita na sala de aula de LE. In: SILVA (Org.). Crenças, Discursos e Linguagens. Campinas: Pontes, 2010. P.135-165.

MORAN, José. Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: BEHRENS, M. A., MASETTO, M. T., Lucivalda Sousa Teixeira E Dantas e Marcelo Alves Mendes 218 GEONORDESTE, Ano XXI, n.2 MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. ed. Campinas: Papirus, 2000. p. 11-63.

MORÁN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, p. 15-33, 2015.

OLIVEIRA, J. S. de. Professor X TICS: dificuldades ou comodismo. Diálogos Educacionais em Revista, v. 3, n. 1, p. 102, 2012.

SEGANTINI, Jésus Henrique. O uso das tecnologias na sala de aula, como ferramenta pedagógica e seus reflexos no campo. Universidade Federal do Paraná. 2014. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/50327/R%20-%20E%20-

%20JESUS%20HENRIQUE%20SEGANTINI.pdf?sequence=1 >. Acesso em: 08/set/2018.

Publicado

2023-05-16

Cómo citar

FARIA, T. C. PROFESSORES X TECNOLOGIAS: quais são os desafios encontrados pelos docentes em sala de aula?. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1085. Acesso em: 30 sep. 2024.