AS PERSPECTIVAS DA CRÍTICA DE PROCESSO NA ANÁLISE DA COREOGRAFIA DE TERRA BRASILIS

Authors

Keywords:

coreografia de Terra Brasilis, crítica genética, crítica de processo, dança contemporânea, QR Code

Abstract

Este artigo busca expor como as cinco perspectivas inseridas no arcabouço teórico metodológico da crítica de processo foram efetivas na análise do processo de criação da coreografia de dança contemporânea do espetáculo Terra Brasilis, da Companhia de Dança Movimento de Belo Horizonte. Esta análise, em sua completude, foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG, em 2018, como requisito para obtenção do meu título de Mestre em Estudos de Linguagens, sob a orientação da Professora Doutora Olga Valeska. A obra literária Terra Brasilis (1999) do jornalista e escritor Rogério Zola Santiago inspirou a Companhia de Dança Movimento dirigida pela autora deste trabalho, a criar um espetáculo homônimo, que estreou há mais de duas décadas. O objetivo desse artigo é mostrar as possibilidades que se abrem quando se estuda a gênese de uma obra de arte empregando a crítica genética para analisar os fólios que contêm as marcas do processo da construção artística. A aplicação teórica metodológica das cinco perspectivas da crítica de processo da teórica Cecília Almeida Salles (2014) viabiliza o estudo de processos artísticos, tanto relacionados à dança, quanto a outras áreas do conhecimento. Na conclusão deste processo, ficaram claras as vantagens de se fazer o resgate processual com base na teoria metodológica da crítica de processo. Para o leitor interessado em arte, a Companhia de Dança Movimento permite que algumas das peças coreográficas aqui referidas possam ser visualizadas em sua página na internet, inclusive com uso de QR Code.

Author Biography

Nora Vaz de Mello, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET/MG

Nora Vaz de Mello é coreógrafa, pesquisadora, escritora e doutoranda em Estudos de Linguagens do CEFET/MG nas áreas da literatura, cultura e tecnologia relacionadas à dança.  Desde o mestrado, também realizado no CEFET/MG, tem como orientadora a Profa. Dra. Olga Valeska. Foi diretora e professora do Ballet Movimento, durante 30 anos formando professores e bailarinos que atuam em diversas escolas e companhias no Brasil e no exterior O Ballet Movimento apresentou espetáculos próprios de dança contemporânea, em teatros nos Estados Unidos, Canadá, Paraguai, Cuba, Escócia, França, Bélgica, Itália, Áustria, Portugal e Espanha.

Como gerente de projetos, tem MBA em Gestão de Projetos Estratégicos pela FUMEC, de Belo Horizonte, com especialização internacional em Gestão de Equipes pela UADE de Buenos Aires, na Argentina. Pela UFMG tem as graduações nos Cursos de Teatro de Licenciatura e, Bacharelado em Interpretação Teatral e no Curso de Letras com habilitação em Licenciatura – em Português. É Formada em Ballet Clássico pela Royal Academy of Dancing de Londres.

References

ASSUNÇÃO, Luiz Fernando. O processo jornalístico a partir da crítica genética. Acta Científica, Engenheiro Coelho - SP, Ano 10, v. 20, n. 1, p. 54-66, jan/abril, 2011.

COPETTI, Cinara ; GHISLENI, Taís Steffenello. Mobile marketing: a tecnologia QR Code utilizada em ação da Heineken. Disponível em:

<http://sites.unifra.br/Portals/36/Sociais/2012/04>.pdf .Acesso em: 10 mar. 2017.

MELLO, Nora Vaz de. Panorama artístico e educacional: a tecnologia do QR Code como produção de subjetividade. Anais do VI Evidosol/Ciltec-online, Belo Horizonte-MG, V. 6, n. 1, 2017. Disponível em:

<http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/12116/10330> . Acesso em: 29 ago. 2021.

__________________. Processo Criativo da Coreografia do Espetáculo Terra Brasilis da Companhia de Dança Movimento. 2018.152f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem, Literatura, Cultura e Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG, Belo Horizonte, 23 out. 2018.

__________________. Ballet Movimento 30 anos dança, arte e cultura. Belo Horizonte: Páginas Editora, 2019.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2015.

SALLES, Cecília A. Redes da criação: a construção da obra de arte. 2.a ed. São Paulo: Horizonte, 2006. Edição Kindle.

________________. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 3. ed. São Paulo: EDUC, 2008.

________________. Gesto inacabado: processo de criação artística. 6.a ed. São Paulo: Intermeios, 2014.

SANTIAGO, Rogério Zola. Terra Brasilis. Belo Horizonte: Lê, 1999.

TERRA BRASILIS. Belo Horizonte: Companhia de Dança Movimento, 1999. 1 fita de vídeo (60 min).

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 9.a ed. São Paulo: Atlas, 2007.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 2.a ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

Published

2021-11-24

How to Cite

VAZ DE MELLO, N. AS PERSPECTIVAS DA CRÍTICA DE PROCESSO NA ANÁLISE DA COREOGRAFIA DE TERRA BRASILIS . Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/977. Acesso em: 30 sep. 2024.