SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA

UMA ABORDAGEM MÓVEL

Authors

Keywords:

aprendizagem móvel;, sequência didática;, recursos tecnológicos;, ensino de línguas;, WhatsApp;

Abstract

A aprendizagem móvel vem a cada dia mais se consolidando dentro do ensino de línguas. Este trabalho visa entender melhor o potencial do uso de tecnologias móveis aliado a sequências didáticas; identificar como a integração de dispositivos móveis na sala de aula de LI pode oferecer experiências de aprendizagem centradas nos estudantes; e compreender os usos práticos de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) como ferramenta educacional. Para isso, foi feito um apanhado teórico sobre aprendizagem móvel, WhatsApp e sequências didáticas. Seguiu-se, então, uma metodologia qualitativa e interpretativista, sob a ótica dos conceitos apresentados, para elaboração de uma sequência didática que foi aplicada em uma turma do 9º ano EF de uma escola estadual de Minas Gerais, a qual teve acesso a um grupo de WhatsApp como forma de ampliação do ambiente de sala de aula e como espaço de realização de tarefas e de troca entre professor e alunos. Foi também aplicado um questionário para investigar o uso de TDICs na turma. Os dados gerados foram, então, analisados sob a ótica dos pressupostos da aprendizagem móvel, permitindo que se concluísse que o uso de sequências didáticas aliadas à aprendizagem móvel e ferramentas tecnológicas permite a aproximação do ensino de línguas à realidade dos alunos, atribuindo mais relevância e significado aos exercícios; trabalhando a confiança e a satisfação dos sujeitos e contribuindo para o seu sucesso enquanto aprendizes.

Author Biography

Demétrius Faria dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor de Inglês, História, e Analista Educacional. Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC-MG (2006), Especialista em Relações Internacionais Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009) Especialista em Ensino e Aprendizagem de Inglês Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2013). Graduado em Letras Inglês EaD Universidade Federal de Lavras UFLA (2016) Mestre, Doutorando em Linguística Aplicada/Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais (POSLIN/FALE/UFMG) Professor na SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, Colégio Santa Maria Minas. Experiência em Educação, Tradução, Eventos, Economia, Cultura e Política.

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Published

2021-11-24

How to Cite

FARIA DOS SANTOS, D. SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA ABORDAGEM MÓVEL. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/960. Acesso em: 30 sep. 2024.