PAINEL DE EXPECTATIVA DOS INGRESSANTES DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DA FACULDADE ÚNICA – METODOLOGIA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Authors

Keywords:

expectativa dos ingressantes, educação ambiental, educação a distância, gestão ambiental, painel de expectativa

Abstract

Na pandemia o Ensino a Distância (Ead) ganhou mais espaço. Nesta modalidade o aluno é o protagonista da sua aprendizagem, autônomo e capaz de criar e buscar novas habilidades. Sendo uma área prática, a gestão ambiental exige no ambiente Ead uma compreensão dos cenários dos ingressantes e principalmente das características de cada aluno visando proporcionar um ensino de qualidade, inclusivo e que atenda as expectativas dos alunos.
Foi realizada a aplicação de um questionário elaborado no Google formulários e distribuído aos ingressantes do Curso de Tecnologia de Gestão Ambiental (TGA) que perguntava sobre as expectativas em relação ao curso. Foi utilizada a metodologia do Painel de Expectativa (PEX) como estratégia de Educação Ambiental. Seguindo os protocolos do atual cenário de pandemia, o PEX foi adaptado para questionário virtual e enviado aos ingressantes do curso. Foi possível perceber que existem diferentes públicos-alvo no contexto dos ingressantes do curso e que
apresentaram expectativas diferentes em relação a formação na área ambiental, demonstrando que a área tem sido cada vez mais procurada devido a importância da temática e a necessidade do desenvolvimento sustentável para a sociedade. Neste sentido, o PEX permitiu conhecer o “ponto de partida” para que os conceitos e discussões girem em torno da realidade, sentimentos e necessidades do público-alvo. O PEX possibilitou compreender as demandas do público-alvo que era diversificado quanto a área de formação e atuação profissional possibilitando traçar um percurso a ser seguido dentro no curso, nas disciplinas e na adoção de metodologias ativas.

Author Biographies

Ronald Assis Fonseca, Faculdade Única de Ipatiga

Mestre em Agroecologia pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Alegre. Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e pós graduação em Perícia Ambiental e Análise de Risco no Centro Universitário de Caratinga e atualmente concluiu a pós graduação em Educação Ambiental e Sustentabilidade no IFES de Ibatiba. Foi professor de ciências e biologia no Colégio EVEC de Manhumirim e ministrou as disciplinas de Meio Ambiente Industrial, Unidades de Conservação e Gerenciamento de Recursos Hídricos, Microbiologia Ambiental e Educação Ambiental no Colégio América do Norte. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Ciências Ambientais e Educação Ambiental, Foi membro do CODEMA, Conselho de Desenvolvimento e Meio Ambiente do Município de Manhumirim e atuou na secretaria Municipal de Meio Ambiente de Manhumirim como diretor de fauna e flora gerenciando atividades de educação e preservação ambiental no Parque Municipal Sagui da Serra, além de organizar a Semana de Meio Ambiente de Manhumirim e a Semana de Meio Ambiente do Colégio EVEC de Manhumirim. Ministra cursos, palestras e oficinas na área ambiental. Recentemente teve trabalho aceito para apresentar no Congresso Mundial de Apicultura em Montreal no Canadá. Professor Mediador EaD do IFRO - Novos Caminhos. Coordenador e professor conteudista na Faculdade ÚNICA Ipatinga do curso de Gestão Ambiental. Professor das disciplinas de Conservação da Biodiversidade, Sociedade e Meio Ambiente e Auditoria e Disgnóstico de polição ambiental da pós Graduação em Perícia e Auditoria ambiental da Faculdade Unida de Vitória.

Clélio Rodrigo Paiva Rafael, Faculdade Única de Ipatinga

Bacharel em Ciência e Tecnologia e em Engenharia Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Especialista BIM com enfoque no projeto da edificação pela Universidade Potiguar

References

DE MORAES, Alessandra Ribeiro; MARTINS, Gledson; DOS ANJOS GENEROSO, Beatriz. Perfil dos ingressantes do curso de tecnologia em gestão ambiental da universidade estadual de Mato Grosso do Sul – unidade universitária de Mundo Novo. 2018.

FONSECA, R. A.; AIRAGHI, M.; LOUBACK, G. C.; CORREIA, M. N. A utilização do Painel de Expectativas como metodologia participativa para trabalhar a Educação Ambiental. In: FONSECA, R. A.; LIMA, K. L. Reflexões e práticas sobre educação ambiental. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. 132p.

MORAN, José Manuel. “O que é educação a distância”. 2008 Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228846830_O_que_e_educacao_a_distancia. Acesso em: 26 de Agosto de 2021.

OLIVEIRA, E. S.; CRUZ, T. N.; SILVA, M. R.; FREITAS, T. C.; SANTOS, J. R. N.; SANTOS, W. F.A. Educação a distância (EaD) como ferramenta democrática de acesso a educação superior: formação docente. In: Digitalização da educação: desafios e estratégias para a educação da geração conectada. 1 ed., Campo Grande: Editora Inovar, 2020. p. 8-14.

SCHENKEL, C. A. Gestão ambiental: perfil profissional e formação em cursos superiores de tecnologia e bacharelado. 2012. 346 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. 11.

SILVA, R. C.; VIEIRA, E. R.; BERTÉ, R. A reflexão sobre o perfil do aluno de gestão ambiental de educação à distância na promoção da sustentabilidade socioambiental na prática. Anais Evento. XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental, Eixo 5. Curitiba/PR, 2017. 9.

SILVEIRA, A. L.; PELANDA, A. M. BERTÉ, R. O perfil dos alunos dos cursos de especialização (modalidade ead) na área ambiental: realidade de uma instituição de ensino superior privada - Curitiba/PR Maio/2016.

SOARES, Ana Maria Dantas et al. Educação Ambiental: construindo metodologias e práticas participativas. II Encontro Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANNPAS). Anais eletrônicos. Indaiatuba, 2004

UEHARA, T. H. K.; OTERO, G. G. P.; MARTINS, E. G. A.; PHILIPPI Jr., A.; MANTOVANI, W. Pesquisas em gestão ambiental: análise de sua evolução na Universidade de São Paulo. Ambiente & Sociedade. Campinas, v.13, n.1, 2010, p 165-185.

VIEIRA, Camilla de Oliveira; BIZINOTO, Silvia Denise dos Santos. A experiência do lançamento de produto vivenciada pela EaD UNIUBE: uma metodologia ativa e participativa. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2017/trabalhos/pdf/62.pdf. Acesso em: 26 Agosto. 2021.

ZANATTA, Paula. Gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 6, n. 3, p. 296-312, 2017.

Published

2021-11-24

How to Cite

ASSIS FONSECA, R.; RODRIGO PAIVA RAFAEL, C. .; XAVIER DE OLIVEIRA, A. .; CAROLINA FERREIRA GONÇALVES, A. .; FRANCISCO VITOR, E. . PAINEL DE EXPECTATIVA DOS INGRESSANTES DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DA FACULDADE ÚNICA – METODOLOGIA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/941. Acesso em: 30 sep. 2024.

Most read articles by the same author(s)