A ANSIEDADE COMO OBSTÁCULO NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO, NA PANDEMIA

BREVE ANÁLISE DE RELATOS FEITOS POR USUÁRIOS DO TWITTER

Authors

Keywords:

ensino remoto, ansiedade, tweet, usuário, pandemia

Abstract

Em meio a uma realidade atípica, o ensino remoto emergencial surgiu como uma alternativa que possibilita o acesso às aulas instantâneas. No entanto, o contexto de isolamento social, as mudanças bruscas na rotina, as adaptações ao ensino remoto emergencial, contribuíram para que as pessoas passem mais tempo frente a aparelhos digitais, assim, todo esse contexto causa impactos para a saúde mental, possibilitando o desenvolvimento da ansiedade nos indivíduos. Neste sentido, está pesquisa tem como objetivo geral analisar relatos dos usuários do twitter sobre como a ansiedade tem sido um empecilho em meio ao ensino remoto. Para atingirmos nosso propósito, no que diz respeito aos apontamentos sobre ensino remoto e ansiedade, teremos como suporte teórico Alves, (2020) Cordeiro (2020), Silva e Belmonte (2021), Cury (2013), entre outros. Metodologicamente, nossa pesquisa tem abordagem qualitativa e é de caráter descritivo-interpretativo. A partir da análise feita dos tweets, constatamos que a ansiedade é um grande obstáculo para o desempenho dos sujeitos, e que por isso é preciso que a instituição seja um canal de informação e acolhimento, salientando e dando voz a essa temática.

Author Biographies

Sangela Lígia Camilo da Silva, Faveni

Graduada em Pedagogia pela Instituição Superior de educação São Judas Tadeu (2018), graduada em letras  com habilitação para a Língua Portuguesa (UEPB), pós-graduada em psicopedagogia clinica e institucional pela ISESJT (2020), pós-graduanda em Linguística Aplicada a educação pela FAVENI (2021). 

Maria Dayane Lima Miranda, UEPB

Possui graduação em Letras, com habilitação em Língua portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (2018), tem experiência na área do ensino, com ênfase em Análise Literária e gramática. E Trabalhou como professora de L´´´´´íngua Portuguesa na Escola Normal Estadual Pe. Emídio Viana Correia (2018-2019). 

Published

2021-11-24

How to Cite

CAMILO DA SILVA, S. L.; LIMA MIRANDA, M. D. . A ANSIEDADE COMO OBSTÁCULO NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO, NA PANDEMIA: BREVE ANÁLISE DE RELATOS FEITOS POR USUÁRIOS DO TWITTER. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/934. Acesso em: 30 sep. 2024.