FAKE NEWS E COVID-19

MOSAICO DE EMOÇÕES POR MEIO DA MANIPULAÇÃO DOS FATOS

Authors

Keywords:

emoções, fake news , covid-19, discurso, manipulação

Abstract

O ano de 2020 foi marcado por vários acontecimentos na sociedade brasileira, porém, o episódio mais relevante, sem dúvida, é a pandemia causada pela Covid-19. Com ela, além do caleidoscópio de emoções, é preciso lidar com as fake news disparadas não apenas pelos cidadãos comuns, mas, principalmente, por políticos mal-intencionados. Conforme Zembylas (2005), as emoções funcionam como práticas discursivas e estas desempenham um papel importante nas relações de poder que são estabelecidas pelas estruturas sociais. Ademais, é preciso pensar no controle das emoções por essas estruturas, pois com isso, é possível criar e recriar um imaginário e, assim, moldar os comportamentos, as atitudes, os hábitos e as emoções das pessoas. De acordo com Fairclough (1999), as relações de dominação promovidas pelas hegemonias são sustentadas antes no consenso do que da força/coerção, pois assim ocorre a naturalização das práticas e relações sociais para a permanência das articulações fundamentada no poder. Nesse sentido, este artigo visa investigar como as fake news sobre o medicamento hidroxicloroquina, produzidas pelo grupo de apoiadores (conhecido, popularmente como gabinete do ódio) do presidente Jair Bolsonaro, são elaborados para manipular as emoções dos cidadãos brasileiros no contexto de pandemia. Para isso, selecionamos 4 postagens sendo 2 delas compartilhadas por robôs e 2 no Twitter do presidente da república, tudo articulado pelo gabinete do ódio. O recorte temporal foi entre março e maio de 2020, período em que vários relatos idênticos estavam invadindo as redes sociais mais acessadas.

References

AFINAL, o que é “thread” no Twitter?Gauchazh, 2018. Disponível em: < https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/feed-redes-sociais/noticia/2018/08/afinal-o-que-e-thread-no-twitter-cjlguhoq105kx01qkmifcyb1c.html> Acesso em 22 mai. 2020.

ANDRADE, Érico.O GABINETE DO ÓDIO. YouTube, 14 abr. 2020. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=h_uDLKUFcCU>Acesso em: 22 jul. 2020.

BAUER, M. W. GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: ummanual prático.Tradução de Pedrinho A. Guareschi.-Petrópolis, RJ : Vozes, 2002.

BENTES, Anna. Entrevista realizada por Ricardo Machado em 23 de abril de2018, pela Revista do Instituto Humanitas Unisinos On-line. Edição 520.São Leopoldo-RS, 2018. Disponível em: < http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/7249-o-texto-alem-do-texto> Acesso em: 19jul. 2020.

BOLSONARO, Jair Messias. Hidroxicloroquina. 08 abr. 2020. Twitter: @jairbolsonaro. Disponível em: < https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1247841684584640512>. Acesso em: 20 mai. 2020.

BOLSONARO, Jair Messias. Hidroxicloroquina. 08 abr. 2020. Twitter: @jairbolsonaro. Disponível em: <https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1247841983130939392>. Acesso em: 20 mai. 2020.BOT. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Wikimedia, 2020. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Bot> Acesso em: 20 jul. 2020.

CHOULIARAKI, L. FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh University Press. 1999.

D’ANACONA. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de Fake News.Tradução: Carlos Szlak. -1ª ed. –Barueri:Faro Editorial, 2018.

D’ÁVILA, Manuela. Curados por cloroquina. 09 de abril de 2020. Facebook: Manuela D’Ávila. Disponível em: < https://www.facebook.com/manueladavila/photos/a.698789716836158/4490548614326897/?type=3&theater> Acesso em: 20 mai. 2020.

D’ÁVILA, Manuela. Curadospor cloroquina. 09 de abril de 2020. Facebook: Manuela D’Ávila. Disponível em: < https://www.facebook.com/manueladavila/photos/a.698789716836158/4490548687660223/?type=3&theater> Acesso em: 20 mai. 2020.

DEZIN, N. K. LINCON, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução: Sandra Regina Netz. –Porto Alegre: Artmed, 2006.

DIJK, T. A. V. Discurso e poder. –2. ed., 4ª reimpressão. –São Paulo: Contexto, 2018.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London, New York: Routledge, 2003.

Gabinete do ódio’ vira o Conselho da República. Revista Istoé. Edição nº 2698 01/10. Disponível em: < https://istoe.com.br/gabinete-do-odio-vira-o-conselho-da-republica/>. Acesso em: 21 jul. 2020.

GEHARDT, T. E. SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa/ [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil –UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica –Planejamentoe Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. –Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

JIMENO, M. Emoções e política: a vítima ea construção de comunidades Emocionais. MANA 16(1): 99-121, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/mana/v16n1/a05v16n1.pdfAcesso em: 11 jul. 2020.

Post-truth. (2020). In Oxford English Dictionary. Disponível em: < https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/us/definition/english/post-truth?q=post+truth>. Acesso em: 20 jul. 2020.

PRIOR, M. (2016). Introduction: Contextualizing emotion in multilingual interaction: Theoretical and methodological perspectives. DOI: 10.1075/pbns.266.01pri

RABELLO, A. Apresentação do livro As paixões ordinárias –Antropologia das emoções. LE BRETON, David. Disponível em: < https://prezi.com/t4aw2pziqyze/as-paixoes-ordinarias-antropologia-das-emocoes/> Acesso em: 11 jul. 2020.

Rose, N. (1990). Governing the soul: The shaping of the private self.London, New York: Routledge.

SILVA, V. V. A.Cultura, emoção e corporeidade. Resenha do livro, de David Le Breton. Cronos, Natal-RN, v.11,n.1,338, jul/ago.

SOUZA, Renato; SOARES, Ingrid; VASCONCELLOS, Jorge. STF fecha o cerco contra o "Gabinete do Ódio"; confira quem são os alvos. Correio Braziliense, 2020. Disponível em: < https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/05/28/interna_politica,858880/stf-fecha-o-cerco-contra-o-gabinete-do-odio-confira-quem-sao-os-alv.shtml>. Acesso em: 21 jul. 2020.

Zembylas, M. (2004). The emotional characteristics of teaching: Teaching and Teacher Education,20, 185-201.Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/222870135_The_emotional_characteristics_of_teaching_An_ethnographic_study_of_one_teacher> Acesso em: 11 jul. 2020.

Published

2021-11-24

How to Cite

BORGES, V. FAKE NEWS E COVID-19: MOSAICO DE EMOÇÕES POR MEIO DA MANIPULAÇÃO DOS FATOS. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/921. Acesso em: 30 sep. 2024.